18.2.19

Satanás é lançado à Terra

Segunda-feira, 18 de Fevereiro 

3. Apocalipse 12:7-9 fala sobre uma guerra no Céu. Qual foi a natureza dessa guerra, que resultou na expulsão de Satanás do Céu? 

Satanás foi expulso do Céu no início do grande conflito, quando se rebelou contra o governo de Deus. Ele queria tomar posse do trono no Céu e ser “semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:12-15). O inimigo permaneceu em aberta rebelião contra Deus, mas foi derrotado e exilado na Terra. Contudo, ao enganar Adão e Eva, Satanás usurpou o domínio de Adão sobre este mundo (Lucas 4:6). Como governante autoproclamado da Terra e representante dela (João 12:31), ele reivindicou o direito de comparecer ao concílio celestial (Jó 1:6-12). No entanto, desde a sua derrota na cruz, Satanás e os seus anjos caídos têm estado confinados à Terra como uma prisão, até receberem o seu castigo (2 Pedro 2:4, Judas 6). 

Com a Sua morte, Jesus redimiu o que tinha sido perdido e o verdadeiro caráter de Satanás foi revelado diante do Universo. “Satanás viu que estava desmascarado. A sua administração foi exposta perante os anjos não caídos e o Universo celestial. Tinha.se revelado um homicida. Derramando o sangue do Filho de Deus, Satanás desarraigou-se das simpatias dos seres celestiais. Daí em diante a sua obra seria restrita” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 761). O domínio sobre a Terra foi transferido de Satanás para Jesus perante todo o Universo, e Ele foi proclamado o governante legítimo sobre a Terra (Efésios 1:20-22; Filipenses 2:9-11). 

Jesus previu este acontecimento dizendo: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12:31). Com este juízo sobre Satanás, “veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do Seu Cristo” (Apocalipse 12:10). O diabo ainda terá poder limitado para causar dano ao povo de Deus na Terra, mas com a percepção de que “pouco tempo lhe resta” (Apocalipse 12:12). No entanto, embora lhe reste, realmente, pouco tempo, ele está a fazer tudo o que pode para causar dor, sofrimento e destruição aqui na Terra. 

De acordo com Apocalipse 12:11, como podemos defender-nos do diabo? (Veja também Efésios 6:10-18.)