8.2.19

Salvação ao Nosso Deus e ao Cordeiro

Quinta-feira, 07 de Fevereiro 

6. Leia Apocalipse 14:5, 2 Pedro 3:14 e Judas 24, 25. O Apocalipse descreve o povo de Deus no tempo do fim como sem “mácula”. De que modo podemos alcançar este estado? 

A característica final dos 144 mil é que “não se achou mentira na sua boca; não têm mácula” (Apocalipse 14:5). Enquanto as pessoas do mundo escolhem acreditar nas mentiras de Satanás, o povo de Deus acolherá o amor da verdade para ser salvo (2 Tessalonicenses 2:10, 11). 

A expressão “sem mácula” (amomos no grego, “irrepreensível”) refere-se à fidelidade dos 144 mil a Cristo. Na Bíblia, o povo de Deus é chamado “santo” (Levitico 19:2; 1 Pedro 2:9). Abraão (Génesis 17:1) e Jó (Jó 1:1) foram irrepreensíveis. Os cristãos são chamados a ser santos e sem mácula diante de Deus (Efésios 5:27; Filipenses 2:15). 

7. Leia Romanos 3:19-24. Porque devemos manter sempre em mente a verdade essencial apresentada nesta passagem? 

Nos últimos dias da história do mundo, os 144 mil refletirão o caráter de Cristo. A sua salvação revelará o que Cristo fez por eles, em vez da sua própria santidade e obras (veja Efésios 2:8-10). Os 144 mil lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro (Apocalipse 7:14) e, portanto, são achados “sem mácula e irrepreensíveis” diante de Deus (2 Pedro 3:14). 

“Precisamos ser refinados, purificados de toda a mundanidade, até que reflitamos a imagem do nosso Salvador e nos tornemos participantes da natureza divina […]. Quando terminar o conflito da vida, quando a armadura for deposta aos pés de Jesus, quando forem glorificados os santos de Deus, então, e só então, será seguro afirmar que estamos salvos e sem pecado” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 355, 356). Como podemos ter uma vida santificada, em preparação ativa para a eternidade e, no entanto, não cair nas armadilhas do perfeccionismo?