20.2.19

Guerra Contra o Remanescente

Quarta-feira, 20 de Fevereiro 

5. Leia Apocalipse 12:17. No tempo do fim, contra quem lutará Satanás de maneira intensa? 

As palavras restante ou remanescente descrevem aqueles que permanecem fiéis a Deus enquanto a maioria apostata (1 Reis 19:18; Apocalipse 2:24). Enquanto a maioria das pessoas do mundo tomará o lado de Satanás no fim dos tempos, um grupo de pessoas levantadas por Deus após 1798 permanecerá fiel a Cristo diante da completa ira de Satanás. 

6. Quais são as duas características do remanescente em Apocalipse 12:17? Como podemos ter a certeza de que pertencemos ao remanescente no fim dos tempos? 

O remanescente que vive no tempo do fim guarda os mandamentos de Deus. Apocalipse 13 mostra que a primeira tábua do Decálogo será fundamental para o conflito no fim dos tempos. O principal componente dos primeiros quatro mandamentos é a adoração. A principal questão na crise final é quem deve ser adorado. Enquanto as pessoas no mundo escolherão adorar a imagem da besta, o remanescente adorará a Deus, o Criador (Apocalipse 14:7). O quarto mandamento, o sábado, aponta especificamente para Deus como Aquele que nos criou. Esta é uma das razões pelas quais este mandamento desempenhará um papel fundamental na crise final. 

Além disto, a segunda característica do remanescente do tempo do fim é que eles “mantêm o testemunho de Jesus”, o qual, em Apocalipse 19:10, é apresentado como “o espírito de profecia” (NVI). Ao compararmos este verso com Apocalipse 22:9, vemos que os “irmãos” de João que têm o testemunho de Jesus são profetas; portanto, a expressão “o testemunho de Jesus” refere-se a Jesus a testemunhar da verdade mediante os Seus profetas, assim como Ele fez através de João (Apocalipse 1:2). O Apocalipse mostra que, no tempo do fim, o povo de Deus terá o “espírito de profecia” para guiá-­­lo através destes tempos difíceis, visto que Satanás fará todos os esforços para enganá-lo e destruí-lo. Como adventistas, recebemos esse dom de revelação profética no ministério e nos escritos de Ellen G. White. 

Que ideias incríveis recebemos pelo espírito de profecia? Como devemos comportar-nos individualmente e como igreja em relação a esta luz adicional que Deus nos deu?