8.2.19

Estudo Adicional 8.2.19

Sexta-feira, 08 de Fevereiro

Leia o capítulo “Impecabilidade e Salvação”, do livro Mensagens Escolhidas, v. 3, de Ellen G. White, p. 353-357. A identidade dos 144 mil é uma questão polémica. Parece evidente que os 144 mil são a última geração do povo de Deus. Sabemos que eles passarão pelo tempo de angústia e serão protegidos das sete pragas (veja Salmos 91:7-16) e que a sua lealdade será provada como nunca aconteceu no passado.

A identidade dessas pessoas é um dos segredos que Deus guardou para Si (Deuteronómio 29:29). Apenas no futuro será revelado quem fará parte deste grupo. Em relação a este mistério, recebemos uma advertência:

“Cristo diz que haverá na igreja pessoas que apresentarão fábulas e suposições, quando Deus deu verdades grandes, inspiradoras e de molde a enobrecer, as quais devem ser sempre conservadas no tesouro da memória. Quando as pessoas apanham esta e aquela teoria, quando são curiosas de saber alguma coisa que não lhes é necessário saber, Deus não os está a conduzir. Não é plano Dele que o Seu povo apresente alguma coisa que eles supõem, a qual não é ensinada na Palavra de Deus. Não é a Sua vontade que eles se metam em discussões acerca de questões que não os ajudam espiritualmente, como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta e quatro mil? Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus hão de, sem dúvida, saber em breve.” Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 174

Perguntas para discussão

1. Pense nesta exortação: “Procuremos, com todo o poder que Deus nos tem dado, estar entre os 144 mil” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 1084). Como podemos por estas palavras em pratica?

2. Uma característica dos 144 mil é o seu novo cântico. Mais ninguém poderá cantar este cântico senão os 144 mil, pois é o cântico da experiência – uma experiência que nenhum outro grupo na história teve (Apocalipse 14:3, 4; Apocalipse 15:2, 3). A sua caminhada espiritual reflete um cântico duma nova experiência com Deus? Ou a sua vida reflete as suas antigas histórias sem evidência dum compromisso atual?

3. Qual é a diferença entre simplesmente saber sobre Cristo e conhecê-Lo realmente? Sabe como é Cristo?

Estudo Adicional – Comentários

O Maior Discurso de Cristo, “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça”, p. 29-31.