22.2.19

Estudo adicional 22.2.19

Sexta-feira, 22 de Fevereiro 

Leia o capítulo “Os Ardis de Satanás”, do livro O Grande Conflito, de Ellen G. White, p. 518-530. 

Em primeiro lugar, o propósito de Apocalipse 12 é revelar ao povo de Deus que os eventos do tempo do fim são parte do grande conflito entre Cristo e Satanás e as suas forças demoníacas. O livro adverte o povo de Deus sobre o que os fiéis estão a enfrentar hoje e o que estão prestes a enfrentar de maneira ainda mais séria no futuro: um inimigo experiente e irado. Paulo advertiu-nos sobre a atuação de Satanás no fim dos tempos: ele enganaria “com todo o poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo o engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos” (2 Tessalonicenses 2:9, 10). 

O Apocalipse recomenda-nos levar a sério o futuro e tornar a nossa dependência de Deus a prioridade. Por outro lado, o livro assegura-nos que, embora Satanás seja um inimigo forte e experiente, ele não é suficientemente forte para vencer Cristo (veja Apocalipse 12:8). O povo de Deus pode encontrar esperança somente Naquele que no passado venceu Satanás e as suas forças demoníacas. E Ele prometeu estar com os Seus fiéis seguidores “todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20). 

Perguntas para discussão 

1. Como adventistas, consideramos que temos as características do remanescente do tempo do fim. Que privilégio e que responsabilidade (Lucas 12:48)! No entanto, porque devemos ter cuidado para não pensar que isto garante a nossa salvação? 

2. “Falamos demais sobre o poder de Satanás. É verdade que Satanás é um ser poderoso; mas agradeço a Deus por um poderoso Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Falamos sobre o nosso adversário, oramos a respeito dele, pensamos nele; e ele cresce cada vez mais na nossa imaginação. Agora, porque não falar de Jesus? Porque não pensar no Seu poder e no Seu amor? Satanás tem prazer em fazer-nos exaltar o seu poder. Exalte Jesus, medite Nele e, ao contemplá-Lo, será transformado à Sua imagem” (Ellen G. White, Advent Review e Sabbath Herald, 19 de março de 1889). De que maneira os cristãos exaltam o poder de Satanás? Por outro lado, quais são os perigos de negar não apenas a realidade do poder de Satanás, mas também a sua própria existência? 

Estudo adicional - Comentários 

Olhando Para o Alto [MM 1983], “A Palavra de Deus é Verdadeira”, p. 392.