15.2.19

Estudo Adicional 15.2.19

Sexta-feira, 15 de Fevereiro 

A sétima trombeta (Apocalipse 11:15-18) sinaliza a conclusão da história terrestre. Chegou a hora de Deus revelar o Seu poder. O planeta rebelde, que tem estado sob o domínio de Satanás, está prestes a voltar ao governo de Deus. Depois da morte de Cristo e da Sua ascensão ao Céu, Ele foi proclamado o legítimo soberano da Terra (Apocalipse 12:10, 11). Satanás continua a destruir tudo o que pode, sabendo que o seu tempo é curto (Apocalipse 12:12). A sétima trombeta anuncia que o usurpador foi punido e que o mundo finalmente passou ao governo de Cristo. 

A sétima trombeta resume o conteúdo do restante do livro: (1) As nações enfureceram-se: em Apocalipse 12 a 14, Satanás é descrito como cheio de ira (Apocalipse 12:17). Com os seus dois aliados, a besta do mar e a besta da Terra, ele prepara as nações para lutar contra o povo de Deus. (2) Chegou, porém, a Tua ira: Deus responde à ira das nações com as sete últimas pragas (veja Apocalipse 15:1). (3) O tempo determinado para serem julgados os mortos é descrito em Apocalipse 20:11-15. (4) Para se dar o galardão aos Teus servos: o cumprimento deste ponto é retratado em Apocalipse 21 e 22. (5) Para destruíres os que destroem a Terra: em Apocalipse 19:2, declara-se que Babilónia será julgada porque destruiu a Terra. A destruição de Satanás, os seus exércitos e os seus dois aliados é o ato final do grande conflito (Apocalipse 19:11–20:15). 

Perguntas para discussão 

1. A pregação do evangelho pode ser uma experiência amarga (Apocalipse 10:10); as nossas palavras são rejeitadas. Que personagens da Bíblia enfrentaram estas provações, e o que aprendemos com a experiência deles? 

2. Reflita sobre a seguinte declaração: “Tenho sido repetidamente advertida com referência a marcar tempo. Nunca mais haverá para o povo de Deus uma mensagem com base em tempo. Não devemos saber o tempo definido nem para o derramamento do Espírito Santo nem para a vinda de Cristo” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 188). Qual é o problema com a elaboração de quadros proféticos excessivamente detalhados dos eventos finais após 1844? Como nos podemos proteger das armadilhas que estes quadros produzem? 

Comentários: 

Testemunhos para a Igreja, v. 2, “Vendendo os Direitos de Primogenitura”, p. 37. 

O Grande Conflito, “A Bíblia e a Revolução Francesa”, p. 265-288.