21.2.19

Estratégia de Satanás no Tempo do Fim

Quinta-feira, 21 de Fevereiro 

Ao longo da história cristã, Satanás opôs-se à obra divina, principalmente através da sutil transigência no interior da igreja e mediante a coerção e perseguição externas. Embora tivesse sido bem-sucedida durante muitos séculos, esta estratégia foi combatida pela Reforma e pela gradual redescoberta da verdade bíblica pelo povo de Deus. No entanto, ao perceber que o seu tempo está a acabar, Satanás intensificará os seus esforços e pelejará contra o remanescente no tempo do fim (Apocalipse 12:17). Os seus ataques incluirão um amplo elemento de engano. Haverá demónios a operar milagres e manifestações espiritualistas (Apocalipse 16:14). Esta mudança na estratégia de Satanás corresponde à transição de um foco histórico para um foco no tempo do fim (veja Mateus 24:24). 

É significativo o facto de que a palavra enganar é usada regularmente em Apocalipse 12 a 20 para descrever as ações de Satanás no tempo do fim. A ideia de engano (sedução) inicia (Apocalipse 12:9) e conclui (Apocalipse 20:7-10) a descrição que o Apocalipse faz das ações de Satanás no tempo do fim. 

7. Leia 2 Tessalonicenses 2:8-12 e Apocalipse 13:13, 14 e 19:20. Qual é a natureza do engano de Satanás no tempo do fim? 

Os capítulos 12 a 20 do Apocalipse descrevem Satanás a tentar atrair a lealdade do mundo. Ele usa poderes políticos e religiosos, assim como impérios, para realizar a sua obra: Roma pagã, simbolizada pelo dragão (Apocalipse 12:4, 5); depois, um poder simbolizado pela besta do mar (Apocalipse 12:6, 15; 13:1-8); e, finalmente, um poder simbolizado pela besta da terra (Apocalipse 13:11). No restante do livro, os membros desta tríade satânica – o paganismo/espiritismo simbolizado pelo dragão; o catolicismo romano simbolizado pela besta do mar; e o cristianismo apostatado simbolizado pela besta da terra semelhante a um cordeiro – unem-se para se oporem a Deus. Eles enganam as pessoas para fazer com que elas se afastem de Deus e fiquem do lado de Satanás na “peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16:13, 14). Estes sistemas falsos serão destruídos na segunda vinda de Jesus (Apocalipse 19:20), enquanto o dragão, simbolizando o diabo que atuou através destes poderes terrestres (Apocalipse 12:9), será destruído no final do milénio (Apocalipse 20:10). O engano do fim dos tempos será tão grande que a maioria das pessoas será levada a escolher o caminho da destruição (Mateus 7:13). 

Há dois chamados à sabedoria e ao discernimento espiritual para perceber e resistir aos enganos do tempo do fim (Apocalipse 13:18; 17:9). Como podemos obter esta sabedoria (Tiago 1:5)?