10.2.19

As Sete Trombetas

Lição 7, 09 a 15 de Fevereiro 


Sábado à Tarde 

Verso Áureo: “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” Apocalipse 10:7 

LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 8:1-13; 10:1-11; 11:1-13; Números 10:8-10; Ezequiel 10:2; Daniel 12:6, 7; Levítico 16 

Na cena do quinto selo, vimos que o clamor do povo oprimido de Deus reflete o clamor dos fiéis de todos os séculos. Estes fiéis foram descritos como almas que estavam debaixo do altar, clamando a Deus por justiça e vindicação, dizendo: “Até quando, ó Soberano Senhor?” (Apocalipse 6:10). A voz do Céu exortou-os a aguardar, porque estava a chegar o dia em que Deus julgaria aqueles que os tinham ferido. Em Apocalipse 6:15 a 17, descreve-­­se o regresso de Jesus à Terra, trazendo o juízo sobre os que fizeram mal aos Seus seguidores fiéis. 

A cena do quinto selo representa a experiência do povo sofredor de Deus ao longo da história, desde os dias de Abel até ao momento em que Deus finalmente julgará e vingará “o sangue dos Seus servos” (Apocalipse 19:2). O povo sofredor de Deus deve permanecer firme e acreditar que Ele ouve as suas orações. 

A visão das sete trombetas mostra que Deus já interveio, ao longo da história, a favor do Seu povo oprimido e julgou os que os prejudicaram. O propósito das sete trombetas é assegurar ao povo de Deus que o Céu não é indiferente ao seu sofrimento.