10.2.19

As Orações dos Santos

Domingo, 10 de Fevereiro 

Apocalipse 8 começa com uma imagem de sete anjos diante de Deus, prontos para tocar as suas trombetas. Antes do toque das trombetas, é inserida outra cena. O propósito dela é explicar o significado teológico das trombetas. 

Leia Apocalipse 8:3, 4, junto com a descrição dos serviços diários no templo em Jerusalém. Um comentário judaico sobre a Bíblia explica que, no sacrifício da tarde, o cordeiro era colocado sobre o altar do holocausto e o sangue era derramado na base do altar. Um sacerdote escolhido levava o incensário de ouro para dentro do templo e oferecia incenso no altar de ouro, no lugar santo. Quando o sacerdote saía, deitava o incensário para o chão, produzindo um barulho forte. Nesse momento, sete sacerdotes tocavam as suas trombetas, marcando o fim dos serviços do templo naquele dia. 

Pode-se ver como a linguagem do serviço da tarde realizado no santuário é usada em Apocalipse 8:3 a 5. É significativo o facto do anjo receber incenso no “altar de ouro que se acha diante do trono” (Apocalipse 8:3). O incenso representa as orações do povo de Deus (Apocalipse 5:8). As orações deles estão agora a ser respondidas por Ele. 

Em Apocalipse 8:3 a 5, apresentam-se informações importantes sobre as trombetas no Apocalipse: 

- As sete trombetas são os juízos de Deus sobre a humanidade rebelde em resposta às orações do Seu povo oprimido. 

- As trombetas dão sequência à morte de Jesus como Cordeiro e continuam de maneira consecutiva ao longo da História até à segunda vinda de Cristo (veja Apocalipse 11:15-18). 

1. Leia Apocalipse 8:5 e Ezequiel 10:2. Como elucida a visão de Ezequiel do fogo a ser lançado sobre a apóstata Jerusalém a natureza das trombetas no Apocalipse? 

O anjo enche o incensário com o fogo do altar e atira-o à Terra. Significativamente, este fogo vem do altar sobre o qual foram oferecidas as orações dos santos. O facto de que o fogo vem do próprio altar mostra que os juízos das sete trombetas caem sobre os habitantes da Terra em resposta às orações do povo de Deus, e que Deus intervirá a favor deles no Seu tempo designado. O atirar do incensário também pode ser uma advertência de que a intercessão de Cristo não durará para sempre. Haverá o fechamento da porta da graça (veja Apocalipse 22:11, 12).