15.2.19

As Duas Testemunhas

Quinta-feira, 14 de Fevereiro 

6. Leia Apocalipse 11:3-6. De que maneira as duas testemunhas refletem Zorobabel e Josué nas suas funções reais e sacerdotais? (Veja Zacarias 4:2, 3, 11-14). 

A ideia das duas testemunhas vem do sistema jurídico judaico, que requer pelo menos duas testemunhas para que algo seja estabelecido como verdade (João 8:17). As duas testemunhas representam a Bíblia; o Antigo e o Novo Testamentos. As duas não podem ser separadas. O povo de Deus é chamado a proclamar ao mundo a mensagem completa das Escrituras: “toda a vontade de Deus” (Atos 20:27). 

As testemunhas são retratadas a profetizar em panos de saco durante o período profético de 1.260 dias/anos (538 d.C. – 1798 d.C.). O pano de saco é a vestimenta que representa o luto (Génesis 37:34); ela indica o tempo difícil em que as verdades da Bíblia foram enterradas e encobertas pelas tradições humanas. 

7. De acordo com Apocalipse 11:7-13, o que aconteceu com as duas testemunhas no final dos 1.260 dias/anos proféticos? 

A besta que matou as duas testemunhas surge da própria morada de Satanás. Este assassinato das testemunhas aplica-se historicamente ao ataque ateísta à Bíblia e à abolição da religião em conexão com os eventos da Revolução Francesa. O sistema antirreligioso estabelecido na França possuía a degradação moral de Sodoma, a arrogância ateísta do Egito e a rebeldia de Jerusalém. O que aconteceu com Jesus em Jerusalém passa a acontecer com a Bíblia através deste sistema antirreligioso. 

A ressurreição das testemunhas indica o grande reavivamento do interesse na Bíblia após a Revolução Francesa, o que resultou no surgimento do Movimento do Segundo Advento com a sua restauração da verdade bíblica, no estabelecimento das sociedades bíblicas e na distribuição mundial da Bíblia. 

Justamente antes do fim, o mundo testemunhará uma proclamação final e global da Palavra de Deus (Apocalipse 18:1-4). Esta mensagem final provocará uma oposição fortalecida por entidades demoníacas, que realizarão milagres para enganar o mundo e atrair os adoradores da besta para uma batalha final contra as testemunhas fiéis de Deus (veja Apocalipse 16:13-16; 14:12).