19.2.19

A Guerra no Planeta

Terça-feira, 19 de Fevereiro 

4. Leia Apocalipse 12:13, 14. Tendo sido expulso do Céu, Satanás atacou a igreja durante os 1260 dias/anos proféticos. Como cuidou Deus da igreja neste período? 

“A expulsão de Satanás, como acusador dos irmãos no Céu, foi efetuada através da grande obra de Cristo ao dar a Sua vida. Apesar da persistente oposição de Satanás, o plano da redenção estava a ser executado […]. Sabendo que o império que ele tinha usurpado lhe seria arrebatado no final, Satanás decidiu não poupar esforços para destruir o maior número possível das criaturas que Deus tinha feito à Sua imagem. Ele odeia o homem porque Cristo manifestou por ele um amor perdoador e grande compaixão. Então, ele preparou-se para aplicar todo o tipo de engano pelo qual o ser humano possa ser levado à perdição; entregou-se à sua obra com mais energia por causa da sua própria condição irremediável.” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 1.088 

Satanás continuou as suas atividades na Terra, lançando a sua fúria contra o grande objeto do amor de Cristo no mundo: a igreja. No entanto, a igreja encontrou proteção nos lugares desertos da Terra durante o período de 1.260 dias/anos. 

O período da perseguição empreendida por Satanás é mencionado duas vezes em Apocalipse 12 em termos de 1.260 dias/anos (Apocalipse 12:6) e “um tempo, dois tempos e metade de um tempo” (Apocalipse 12:14). Ambos os períodos se referem à duração da ação perseguidora do chifre pequeno mencionado em Daniel 7:23 a 25. Na Bíblia, os dias proféticos simbolizam anos. O período da história que melhor se encaixa neste período profético é 538 a 1798 d.C., durante o qual a Igreja Católica Romana, como poder eclesiástico e de Estado, dominou o mundo ocidental até 1798, ano em que Berthier, general de Napoleão, acabou com o poder opressivo de Roma, pelo menos temporariamente. 

Durante este longo período de perseguição, o dragão fez jorrar da sua boca água como um rio para destruir a mulher. Águas representam povos e nações (Apocalipse 17:15). Roma enviou exércitos e nações para guerrear contra o povo fiel de Deus durante esse tempo. Próximo do fim desse período profético, uma terra favorável engoliu o rio e salvou a mulher, proporcionando-lhe um abrigo seguro. Esta provisão indica o refúgio que os Estados Unidos, com a sua liberdade religiosa, proporcionaram (Apocalipse 12:16). 

Pense na perseguição dos 1.260 anos e na nossa limitação para entender porque as coisas, como o retorno de Cristo, parecem demorar, na nossa perspectiva.