15.1.19

Mensagens de Cristo a Esmirna e Pérgamo

Domingo, 13 de Janeiro 

Esmirna era uma cidade bela e rica, mas também um centro de adoração obrigatória ao imperador. A recusa em cumprir essa ordem podia levar as pessoas a perder o seu status legal, ser perseguidas e até martirizadas. 

1. Leia Apocalipse 2:8-11. Qual era a circunstância da igreja de Esmirna? Que advertência deu Cristo sobre o que estava por vir? 

A mensagem a Esmirna aplica-se profeticamente à igreja na era pós-apostólica, em que os cristãos foram perseguidos. Os “dez dias” (Apocalipse 2:10) indicam os dez anos da perseguição promovida por Diocleciano, a partir de 303 d.C, e que durou até 313 d.C., quando Constantino, o Grande, publicou o Edito de Milão, que concedeu liberdade religiosa aos cristãos. 

Pérgamo foi o centro de vários rituais pagãos, incluindo o culto a Asclépio, o deus grego da cura, chamado de “Salvador” e representado por uma serpente. As pessoas vinham de todos os lugares ao santuário de Asclépio para ser curadas. Pérgamo tinha uma função de liderança na promoção do culto ao imperador que, assim como em Esmirna, era obrigatório. Não é de admirar que os cristãos em Pérgamo vivessem na cidade “onde Satanás” habitava e na qual estava localizado o seu trono. 

2. De acordo com Apocalipse 2:12-15, como Se apresentou Jesus a esta igreja? Qual foi a avaliação da sua condição espiritual? 

Os cristãos em Pérgamo enfrentavam tentações tanto de fora como de dentro da igreja. Embora a maioria deles tivesse permanecido fiel, os “nicolaítas” defendiam a transigência para com o paganismo a fim de evitar a perseguição. Como Balaão, que apostatou e incitou os israelitas a pecar contra Deus no caminho para a Terra Prometida (Números 31:16), eles acharam mais conveniente, e até mais recompensador, fazer concessões em relação à sua fé. Embora o Concílio de Jerusalém tivesse proibido as “coisas sacrificadas a ídolos” e as “relações sexuais ilícitas” (Atos 15:29), a doutrina de Balaão ensinava os membros da igreja a rejeitarem essa decisão. A única solução que Jesus ofereceu a Pérgamo foi: “Arrependa-se!” (Apocalipse 2:16). 

A igreja em Pérgamo é uma descrição profética da igreja do período de 313 a 538 d.C. Embora alguns membros da igreja tenham permanecido fiéis, o declínio e a apostasia aumentaram rapidamente. 

O que significa não negar a fé de Jesus (Apocalipse 2:13; veja também Apocalipse 14:12)? Como resistir à tendência de fazer concessões e ser fiéis até a morte (Apocalipse 2:10)?