11.1.19

Mensagem para a Igreja em Éfeso

Quinta-feira, 10 de Janeiro 

Éfeso era a capital e a maior cidade da província romana da Ásia. Como principal porto marítimo da Ásia e estrategicamente localizada, era um centro comercial e religioso muito importante. A cidade estava repleta de edifícios públicos como templos, teatros, ginásios, casas de banho e de prostituição. Era também conhecida pela sua arte e práticas de magia. A cidade também era famosa pela sua imoralidade e superstição. No entanto, a igreja cristã mais influente da Ásia menor estava em Éfeso. 

7. De acordo com Apocalipse 2:1-4, como Se apresentou Jesus a essa igreja? Por quais qualidades Ele a elogiou? Que preocupação Ele também expressou? 

Nos seus primórdios, os efésios foram conhecidos pela sua fidelidade e amor (Efésios 1:15). Embora estivessem a sofrer pressão tanto de fora como de dentro da igreja, os cristãos em Éfeso permaneceram firmes e fiéis. Eles eram diligentes e fiéis até o fim. De facto, não podiam tolerar falsos apóstolos no seu meio. No entanto, o seu amor por Cristo e os seus irmãos começou a arrefecer. Embora as pessoas permanecessem firmes e fiéis, sem o amor de Cristo, até mesmo o seu candelabro corria o perigo de se apagar. 

8. Segundo Apocalipse 2:5-7, Jesus recomendou que a igreja fizesse três coisas para reavivar o seu primeiro amor e devoção a Cristo e aos seus irmãos. Quais são elas? 

Profeticamente, a situação da igreja de Éfeso corresponde à situação geral e à condição espiritual da igreja do ano 31 d.C. até o ano 100 d.C. A igreja apostólica foi caracterizada pelo seu amor e fidelidade ao evangelho. Mas, no final do primeiro século, ela começou a perder o “fogo” do primeiro amor, afastando-se da simplicidade e da pureza do evangelho. 

Imagine-se a participar duma congregação cujo amor está a enfraquecer. Os membros não estão a praticar pecados conhecidos e abertos. Eles fazem o que é certo; no entanto, sofrem de formalismo e indiferença. O conselho de Jesus pode libertar a igreja dessa situação?