19.1.19

Mensagem de Cristo a Sardes

Terça-feira, 15 de Janeiro

Sardes teve uma história gloriosa. No entanto, até ao período romano, a cidade já tinha perdido o seu prestígio. Embora ainda estivesse a desfrutar de riquezas, a sua glória estava fundamentada na sua história passada, não na realidade presente. A cidade antiga tinha sido construída no topo de um monte íngreme e era quase inacessível/inconquistável/impenetrável. Visto que os cidadãos se sentiam tão protegidos, as muralhas da cidade eram guardadas de maneira negligente.

4. Leia Apocalipse 3:1-6, Mateus 24:42-44 e 1 Tessalonicenses 5:1-8. Quais são as três coisas que Jesus exortou os cristãos de Sardes a fazer para curar a sua condição espiritual? Como corresponde a Sua advertência para “vigiar” à história da cidade?

Embora Jesus tenha reconhecido como fiéis alguns cristãos em Sardes, a maioria deles estava espiritualmente morta. A igreja não foi acusada de nenhum pecado aberto nem de apostasia (como os cristãos de Pérgamo e Tiatira), mas de letargia espiritual.

A mensagem à igreja em Sardes aplica-se profeticamente à condição espiritual dos protestantes no período pós-Reforma, aproximadamente de 1565 d.C. a 1740 d.C., à medida que a igreja se degenerava num formalismo morto e num estado de complacência espiritual. Sob o impacto da crescente onda do racionalismo e do secularismo, o foco na graça salvadora do evangelho e o compromisso com Cristo diminuíram, dando lugar aos argumentos filosóficos insípidos e relacionados aos credos. Embora parecesse estar viva, a igreja desse período estava espiritualmente morta.

A carta também se pode aplicar a todas as gerações de cristãos. Alguns cristãos falam sempre em termos gloriosos da sua fidelidade a Cristo no passado. Infelizmente, muitos desses não têm muito para partilhar sobre a sua experiência atual com Jesus. A sua religião é nominal; falta-lhes a verdadeira religião do coração e o compromisso genuíno com o evangelho.

Mesmo mantendo sempre diante de nós a maravilhosa verdade da salvação pela fé apenas em Cristo, as nossas obras ainda não se encontram “perfeitas” diante de Deus. O que significa isso? Como podemos “aperfeiçoar” as nossas obras diante Dele? Veja Mateus 5:44-48.