4.1.19

Estudo Adicional 4.1.19

Sexta-feira, 04 de Janeiro 

Leia o capítulo “O Estudo dos Livros de Daniel e Apocalipse”, do livro Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, de Ellen G. White, p. 112-119. 

“Esta revelação foi dada para orientação e conforto da igreja através da dispensação cristã […]. Uma revelação é algo que foi desvendado. O próprio Senhor revelou ao Seu servo os mistérios contidos neste livro, e propõe que seja aberto ao estudo de todos. As suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra, como o foram aos que viviam nos dias de João. Algumas das cenas descritas nesta profecia estão no passado e algumas estão agora a acontecer; algumas apresentam-nos o fim do grande conflito entre os poderes das trevas e o Príncipe do Céu, e algumas revelam os triunfos e o regozijo dos remidos na Terra renovada. 

“Que ninguém pense que, por não poder explicar o significado de cada símbolo do Apocalipse, seja inútil para esta pessoa estudar esse livro numa tentativa de conhecer o significado da verdade que ele apresenta. Aquele que revelou estes mistérios a João dará ao diligente pesquisador da verdade um antegozo das coisas celestiais. Aqueles cujo coração estiver aberto à recepção da verdade serão capacitados a compreender os seus ensinos, e lhes será garantida a bênção prometida aos que ‘ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas’ (Apocalipse 1:3).” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 583-585 

Perguntas para discussão 

1. Se o Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo, porque tem a palavra “Apocalipse” um significado negativo hoje? O que revela isto sobre a percepção popular do Apocalipse entre os cristãos? Porque é a palavra “medo” frequentemente associada às profecias deste livro? 

2. Pense em algumas das fracassadas previsões dos últimos 20 anos em relação aos eventos finais. Independentemente do coração das pessoas ou dos motivos para fazerem essas predições, quais foram os resultados negativos delas? Como se sentiram os que acreditaram nessas predições? Por causa dessas profecias não cumpridas, como são vistos os cristãos pelos incrédulos? Como podemos, como pessoas que creem na profecia e que procuram os eventos finais como sinais, ter o equilíbrio na nossa maneira de compreender a profecia e ensiná-la?