6.1.19

Em Patmos

Domingo, 06 de Janeiro 

1. De acordo com Apocalipse 1:9, o que revelou João sobre as circunstâncias em que ele recebeu as visões do Apocalipse? 

Patmos é uma ilha improdutiva e rochosa no Mar Egeu; tem 16 quilómetros de extensão e aproximadamente dez quilómetros de largura na sua parte mais ampla. Juntamente com outras ilhas vizinhas, os romanos utilizavam-a como uma colónia penal para criminosos políticos banidos. Os primeiros autores cristãos, a viver relativamente perto da época em que o livro do Apocalipse foi escrito, declararam, unânimes, que as autoridades romanas tinham banido João para Patmos por causa da fidelidade dele ao evangelho. O idoso apóstolo certamente suportou em Patmos todas as privações e sofrimentos da prisão romana. Ele provavelmente tenha sido tratado como um criminoso, tendo sido preso a correntes, recebido alimentação insuficiente e forçado a trabalhar pesadamente sob o açoite de implacáveis guardas romanos. 

“Patmos, uma ilha árida e rochosa no mar Egeu, tinha sido escolhida pelo governo romano para banimento de criminosos. Mas para o servo de Deus a sua solitária habitação tornou-se a porta do Céu. Ali, afastado das cansativas cenas da vida, e dos ativos labores dos primeiros anos, ele teve a companhia de Deus, de Cristo, dos anjos celestiais, e deles recebeu instrução para a igreja no futuro.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 570, 571 

2. Que outros personagens da Bíblia sofreram privações, apesar da sua fidelidade a Deus, ou por causa dela? Veja Daniel 3:16-23; Atos 7:54-60

Os seguidores de Cristo nunca se devem esquecer de que, sempre que se encontrarem em circunstâncias semelhantes às de João, eles não serão abandonados. O mesmo Jesus que veio até João com palavras de esperança e encorajamento no meio das suas privações em Patmos, ainda está presente com o Seu povo para sustentá-lo e apoiá-lo nas suas dificuldades. 

Qual é a diferença entre sofrer por amor a Cristo e sofrer por outros motivos, inclusive pelas nossas escolhas erradas? O que dizer do sofrimento que existe por razões que não compreendemos? Como confiar no Senhor em todas as situações?