19.1.19

Cristãos em Laodiceia

Quinta-feira, 17 de Janeiro

A rica cidade de Laodiceia estava situada numa importante estrada comercial. Era famosa por ter uma indústria de fabricação de lã, por seus bancos (que tinham grande quantidade de ouro) e por uma escola de medicina que produzia um colírio famoso. A prosperidade de Laodiceia enchia os cidadãos de autossuficiência. Por volta de 60 d.C., quando um terremoto destruiu a cidade, os cidadãos recusaram a ajuda de Roma, alegando que tinham tudo de que precisavam para a reconstrução. Como faltava água na cidade, o seu fornecimento dava-se através de um aqueduto que vinha das fontes termais em Hierápolis. Visto que a fonte ficava distante de Laodiceia, a água tornava-se morna quando chegava ali.

7. Leia Apocalipse 3:14-17 e Oseias 12:8. Como o espírito autossuficiente da cidade permeava os cristãos de Laodiceia?

Jesus não repreendeu os cristãos em Laodiceia por um pecado grave. O seu problema era a complacência que levava à letargia espiritual. Assim como a água que chegava à cidade, eles eram mornos. Declaravam ser ricos e não precisar de nada; no entanto, eram pobres, nus e cegos em relação à sua condição.

A igreja de Laodiceia simboliza a situação espiritual da igreja de Deus perto do fim da história da Terra. Na advertência de Jesus em Apocalipse 16:15, há uma referência às “vestiduras brancas” da justiça de Cristo, necessárias a Laodiceia na sua nudez espiritual (veja Apocalipse 3:18). Esta advertência em meio a uma referência à batalha do Armagedom pode parecer estranha, pois não mais é possível receber essas vestiduras. Afinal, a porta da graça já terá fechado para todos. Mas a advertência aparece em conexão com a sexta praga e o Armagedom, pois Jesus desejava lembrar Laodiceia de estar preparada para o terrível conflito, antes que fosse tarde demais. Se o povo de Laodiceia preferir permanecer nu (Apocalipse 3:17, 18), estará perdido e envergonhado na Sua vinda (veja 1 João 2:28–3:3).

Jesus assegurou aos habitantes de Laodiceia que os amava. Ele apela para que eles se arrependam (Apocalipse 3:19). Ele concluiu o Seu apelo descrevendo-­­Se como o Amante de Cânticos 5:2-6, que está à porta, a bater e a implorar para entrar (Apocalipse Ap 3:20). Todos os que abrem a porta e O deixam entrar têm a promessa de que terão um jantar pessoal com Ele e, finalmente, reinarão com Ele no Seu trono (veja Apocalipse 20:4).

8. Leia Apocalipse 3:18-22. Que conselho deu Jesus aos laodiceanos? O que simbolizam o ouro, as vestes brancas e o colírio (veja 1 Pedro 1:7; Isaías 61:10; Efésios 1:17, 18)?