8.1.19

A Visão que João Teve de Cristo em Patmos

Terça-feira, 08 de Janeiro 

4. Leia Apocalipse 1:12-18. Compare a descrição de João sobre Cristo com o Ser divino em Daniel 10:5, 6. Como apareceu Jesus na visão de João? 
O que estava Ele a fazer? 

João viu Jesus vestido como Sumo Sacerdote, caminhando entre os candelabros. A imagem de Jesus a andar entre os candelabros aponta para a promessa de Deus ao antigo Israel de que andaria entre o povo como o seu Deus (Levítico 26:12). No livro do Apocalipse, os candelabros representam as sete igrejas na Ásia a quem esta revelação foi originalmente enviada (Apocalipse 1:20). E, como veremos no estudo de quarta-feira, os candelabros também simbolizam a Sua igreja ao longo da História. Mediante o Espírito Santo, Cristo continua a cuidar da Sua igreja na Terra. Ele estará continuamente com o Seu povo até levá-lo ao seu lar eterno. 

Além disto, a imagem de Jesus como Sumo Sacerdote entre os candelabros vem da prática ritual no templo de Jerusalém. A tarefa diária de um sacerdote era manter acesas e a brilhar as lamparinas do lugar santo. Ele preparava e reabastecia as lamparinas que se estavam a apagar, substituía os pavios das lamparinas que se tinham apagado, reabastecia-as com óleo fresco e depois tornava a acendê-las. Desta maneira, o sacerdote conhecia individualmente a situação de cada lamparina. De igual forma, Jesus conhece as necessidades e circunstâncias do Seu povo, e intercede por ele pessoalmente. 

5. Leia Apocalipse 2:2, 9, 13, 19; 3:1, 8, 15. Em todos estes textos, aparece a palavra “conheço”. O que revela isto sobre o conhecimento de Jesus a respeito das situações e necessidades do povo de Deus? 

Jesus apresentou-Se com os seguintes títulos de Deus: “o primeiro e o último” (veja Isaías 44:6; 48:12). A palavra grega para “último” é eschatos, da qual vem a palavra escatologia (estudo dos eventos do tempo do fim). Isto mostra que o foco da escatologia está em Jesus Cristo, que tem a última palavra sobre os eventos finais. Ele é “Aquele que vive” e tem “as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18). Pela Sua morte e ressurreição, Jesus recebeu autoridade para abrir as portas da morte (Jó 17:16; Salmos 9:13). Todos os que Nele confiam ressurgirão da sepultura para a vida eterna (1 Coríntios 15:21-23). Os fiéis seguidores de Jesus não precisam temer, pois até os mortos estão sob a Sua vigilância. E se é assim com os mortos, muito mais com os vivos! (Veja 1 Tessalonicenses 4:16, 17).