4.1.19

A Nota Tónica do Apocalipse

Quinta-feira, 03 de Janeiro 

A conclusão do prólogo de Apocalipse indica o verdadeiro foco de todo o livro: o retorno de Jesus em poder e glória. A promessa da vinda de Cristo é reiterada três vezes na conclusão do livro (Apocalipse 22:7, 12, 20). 

5. Leia Apocalipse 1:7, 8. O estilo das palavras deste texto é derivado de vários textos proféticos: Daniel 7:13, 14; Zacarias 12:10; Mateus 24:30. O que revelam estas passagens sobre a certeza da segunda vinda de Cristo? 

No Apocalipse, a segunda vinda de Cristo é o ponto final rumo ao qual a história se dirige. Esse evento marcará a conclusão da história do mundo e o início do reino eterno de Deus bem como a libertação de todo mal, angústia, dor e morte. 

Como no restante do Novo Testamento, em Apocalipse 1:7, aponta-­­se para a vinda literal e pessoal de Cristo em majestade e glória. Todo o ser humano vivo, incluindo aqueles que “O traspassaram”, testemunhará a Sua vinda. Estas palavras indicam uma ressurreição especial de certas pessoas antes do retorno de Cristo, o que inclui os que O crucificaram. Com a Sua vinda, Jesus trará libertação aos que O aguardam. No entanto, Ele trará também juízo aos que rejeitaram a Sua misericórdia e o Seu amor. 

A certeza da vinda de Cristo é confirmada com as palavras “Certamente. Amém!” (Apocalipse 1:7). A palavra “certamente” é a tradução do termo grego nai; “amém” é uma expressão hebraica com o sentido de confirmação. Juntas, estas duas palavras expressam certeza. Elas também encerram o livro com duas afirmações semelhantes (veja Apocalipse 22:20). 

“Mais de dezoito séculos se passaram desde que o Salvador prometeu voltar. Ao longo dos séculos, as Suas palavras têm enchido de ânimo o coração dos Seus fiéis. A promessa ainda não foi cumprida: a voz do Doador da vida ainda não chamou os santos adormecidos das suas sepulturas; mas nem por isso deixa de ser segura a palavra proferida. Em Seu tempo, Deus cumprirá a Sua palavra. Ficaremos fatigados hoje? Devemos perder a nossa fé estando tão perto do mundo eterno? Alguém dirá que a cidade ainda está muito longe? Não, não! Um pouco mais e veremos o rei na Sua beleza. Um pouco mais, e Ele enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos. Um pouco mais, e Ele nos apresentará, ‘com exultação, imaculados diante da Sua glória’.” Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald, 13 de novembro, 1913 

Uma promessa feita é tão sólida como a integridade da pessoa que a fez e a sua capacidade de a cumprir. Cristo prometeu voltar. No passado, Ele cumpriu todas as Suas outras promessas. Este facto dá a certeza de que Jesus retornará, tal como prometeu?