14.1.19

A Mensagem de Jesus às Sete Igrejas

Lição 3, 12 a 18 de Janeiro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ao vencedor darei o direito de se sentar Comigo no Meu trono, assim como Eu também venci e Me sentei com o Meu Pai no Seu trono.” Apocalipse 3:21 

LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 2:8-11; 2:12-17; 2:18-29; 3:1-6; 3:7-13; 3:14-22; Isaías 61:10 

Por intermédio de João em Patmos, Jesus enviou uma carta com sete mensagens para o Seu povo. Embora estas mensagens estivessem relacionadas às igrejas na Ásia dos dias de João, elas também descrevem profeticamente em símbolos a condição da igreja ao longo da história. 

Uma comparação destas sete mensagens mostra que elas seguem seis vezes a mesma estrutura. Todas começam com Jesus a dirigir-Se à igreja específica pelo nome. A segunda parte começa com a frase: “Estas coisas diz […]”, na qual Cristo Se apresenta a cada igreja utilizando descrições e símbolos encontrados no capítulo 1. Estas descrições de Cristo foram adequadas às necessidades de cada igreja. Portanto, Jesus mostrou a Sua capacidade de resolver as diferentes situações dessas igrejas. Depois, Ele faz uma avaliação da igreja em questão e depois aconselha-a sobre a maneira de sair da sua tribulação. Por fim, cada mensagem é concluída com um apelo para ouvir a mensagem do Espírito e com promessas aos vencedores. 

Como vimos na mensagem à igreja em Éfeso na semana passada, e como veremos nas seis mensagens restantes nesta semana, Jesus ofereceu esperança e respostas às necessidades das igrejas em cada situação. Portanto, Ele também pode certamente atender às nossas necessidades hoje.