25.12.18

Ressurreição e Restauração dos Relacionamentos

Terça-feira, 25 de Dezembro 

Desde os primórdios da igreja, talvez mais que qualquer outra coisa, a promessa da volta de Cristo tem sustentado o coração do fiel povo de Deus, especialmente durante as provações. Em suas terríveis lutas, tristezas e dores inconsoláveis, eles tinham a esperança do retorno de Cristo e as maravilhosas promessas que o segundo advento contém. 

4. De acordo com 1 Tessalonicenses 4:13-18, que promessas estão incluídas nesta passagem? O que revela isto sobre a esperança da restauração de relacionamentos? 

A segunda vinda de Cristo impactará a humanidade de maneira profunda. Um aspecto importante do estabelecimento do reino de Deus é a reunião dos eleitos. “Ele enviará os Seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mateus 24:31). No momento dessa reunião, os justos mortos ressuscitarão e receberão a imortalidade (1 Coríntios 15:52, 53). “Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16). Este é o momento que todos aguardamos. Os ressuscitados reunir-se-ão com os que anseiam a sua presença e amor. Assim Paulo alegrou-se com este evento: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:55). 

O corpo enfermo, envelhecido e desfigurado que desceu ao túmulo não se levantará na ressurreição, mas sim o corpo novo, imortal e perfeito, não mais marcado pelo pecado que causou a sua deterioração. Os santos ressuscitados experimentarão a conclusão da divina obra de restauração, refletindo a perfeita imagem de Deus planeada na criação (Génesis 1:26; 1 Coríntios 15:46-49). 

No momento do segundo advento de Jesus, quando os mortos redimidos ressuscitarem, os justos vivos na Terra serão transformados e também receberão um corpo novo e perfeito. “Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:53). Então, estes dois grupos de remidos, os justos ressuscitados e os transformados, serão “arrebatados [...], entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim”, estarão “para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17). 

Na nossa era científica, alguns cristãos tentam encontrar uma explicação natural para tudo, até para os milagres. Tendo em mente a promessa da ressurreição, porque apenas os atos sobrenaturais de Deus podem nos salvar?