18.12.18

Preservando a Unidade da Igreja

Terça-feira, 18 de Dezembro

3. Leia 2 Timóteo 2:15 e Tito 1:9. De acordo com os conselhos de Paulo a Timóteo e Tito, que tarefas essenciais são da responsabilidade de um líder e ancião fiel?

Observe a grande ênfase de Paulo em manter as doutrinas e os ensinamentos puros. Isto é essencial para a unidade, especialmente porque, mais do que qualquer outra coisa, os nossos ensinos são o que une a nossa igreja. Como adventistas, tendo diferentes trajetórias na vida, culturas e origens, a nossa unidade em Cristo encontra-se na compreensão da verdade que Ele nos deu. Se nos tornarmos confusos quanto a estes ensinos, o resultado será o caos e a divisão, especialmente à medida que nos aproximamos do fim.

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” 2 Timóteo 4:1-4

Com estas palavras, Paulo concentrou os seus pensamentos inspirados na segunda vinda de Cristo e no dia do juízo. O apóstolo usou toda a sua autoridade dada por Deus (veja 1 Timóteo 1:1) para dar a Timóteo este importante conselho. No contexto dos últimos dias, com os abundantes ensinamentos falsos e o aumento da imoralidade, Timóteo devia pregar a Palavra de Deus. Esse era o ministério para o qual ele tinha sido chamado.

Como parte do seu ministério de ensino, Timóteo devia repreender, corrigir e exortar. Estes verbos lembram a orientação dada pelas Escrituras (2 Timóteo 3:16). Evidentemente a obra de Timóteo era seguir, ensinar e implementar o que ele tinha encontrado nas Escrituras com longanimidade e paciência. Repreensões duras e severas raramente levam um pecador a Cristo. Ao seguir o que Paulo tinha escrito, e fazendo isso sob a orientação do Espírito Santo e com uma atitude de um líder que servia, Timóteo foi uma poderosa força unificadora na igreja.

Como os podem líderes manter a unidade na igreja? Como podemos ser uma força a favor da unidade mesmo no meio de contendas?