21.12.18

Organização para a Missão

Quinta-feira, 20 de Dezembro

Como vimos ao longo deste trimestre, e vale a pena repetir, fomos organizados e unificados como igreja para a missão e a evangelização. Não somos apenas um clube que reúne pessoas de mentalidade semelhante com o objetivo de reafirmar as suas crenças, embora isso também seja importante. Fomos reunidos para partilhar com o mundo a verdade que passamos a amar.

6. Em Mateus 28:18-20, Jesus deu aos Seus discípulos as instruções finais para a missão deles no mundo. Identifique as palavras-chave da ordem de Jesus. O que sugerem estas palavras para a igreja hoje?

A grande comissão de Jesus aos Seus discípulos inclui quatro conceitos principais: ir, fazer discípulos, batizar e ensinar. De acordo com a gramática grega, o conceito principal está na expressão “fazer discípulos”, e os outros três verbos indicam como isso pode ser feito. Fazem-se discípulos quando os cristãos vão a todas as nações para pregar o evangelho, batizam pessoas e lhes ensinam a observar o que Jesus disse.

À medida que a igreja responde a esta comissão, o reino de Deus é ampliado e cada vez mais pessoas de todas as nações se juntam às fileiras dos que aceitam Cristo como Salvador. A sua obediência aos mandamentos de Jesus para serem batizados e observarem os Seus ensinos cria uma nova família universal. Os novos discípulos também recebem a certeza da presença de Jesus todos os dias ao fazerem mais discípulos. A presença de Cristo é uma promessa da presença de Deus. O Evangelho de Mateus começa com o anúncio de que o nascimento de Jesus significa a presença de “Deus conosco” (Mateus 1:23) e termina com a promessa da Sua contínua presença conosco até à Sua segunda vinda.

“Cristo não disse aos Seus discípulos que a sua obra seria fácil [...]. Assegurou-lhes que estaria com eles e, se fossem avante com fé, seriam protegidos pelo Onipotente. Ordenou-lhes que fossem valorosos e fortes, pois Alguém mais poderoso que os anjos – o General das hostes celestiais – estaria nas suas fileiras. Ele tomou completas providências para a continuação da Sua obra, e assumiu a responsabilidade do seu êxito. Enquanto obedecessem à Sua Palavra e trabalhassem em harmonia com Ele, não fracassariam.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 29

Reflita sobre o significado da promessa da presença de Jesus com o Seu povo até à Sua segunda vinda. Como nos deve impressionar a certeza de que Ele está conosco a cumprir a comissão que recebemos Dele?