13.12.18

O Partir do Pão e as Orações

Quinta-feira, 13 de Dezembro

Apesar dos desafios enfrentados pela igreja primitiva, os cristãos estavam unidos na sua fé em Jesus e na verdade que Ele os tinha incumbido de propagar ao mundo. Pedro chamou-a “verdade presente” (2 Pedro 1:12). Portanto, unidos na verdade, eles expressaram a sua unidade de várias maneiras.

“E perseveravam [...] no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42). Esta referência ao partir do pão provavelmente esteja relacionada a uma refeição comunitária ou às refeições regulares partilhadas entre os cristãos. Em algum momento durante a refeição comunitária, era oferecida uma bênção especial sobre o pão e a bebida em memória da morte e ressurreição de Jesus, na expectativa do Seu breve retorno. Portanto, os primeiros cristãos dedicavam o seu tempo a relembrar o significado da vida e ministério de Jesus e amavam falar sobre isso nas refeições de comunhão. As refeições que eles partilhavam tornaram-se momentos de adoração. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isto, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:46, 47). Evidentemente, estes momentos de comunhão ajudaram a fortalecer o senso de unidade que eles tinham em Jesus.

7. Que exemplos existem no livro de Atos de que os primeiros cristãos oravam juntos? Pelo que oravam eles?

Atos 1:14; 4:23-31; 12:12

Os cristãos primitivos apreciavam a oportunidade de se comunicarem diretamente com Deus e nunca deixavam de oferecer petições a Ele quando se reuniam em adoração. Na sua primeira epístola a Timóteo, Paulo mencionou a importância da oração quando os cristãos estão reunidos (1 Timóteo 2:1). Para os efésios, ele também enfatizou a necessidade de oração: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim (Efésios 6:18, 19).

Como podemos experimentar uma unidade mais profunda mediante o poder da oração intercessora? Esta oração ajuda a unir-nos como igreja?