17.12.18

Liderança Servidora

Segunda-feira, 17 de Dezembro

Durante o Seu ministério com os discípulos, Jesus viveu repetidamente momentos em que ficou aborrecido pela aparente cobiça que eles tinham por poder. Os apóstolos pareciam estar ansiosos para se tornarem líderes poderosos do reino de Jesus (Marcos 9:33, 34; Lucas 9:46). Mesmo enquanto os discípulos tomavam a última ceia juntos, estes sentimentos de dominação e supremacia eram evidentes entre eles (Lucas 22:24).

2. Durante uma dessas ocasiões, Jesus expressou claramente as Suas ideias sobre liderança espiritual entre o Seu povo. Que princípios aprendemos com a exortação de Jesus em Mateus 20:25-28? Como podemos manifestá-los na nossa vida, especialmente nas nossas igrejas?

“Nesta passagem concisa, Jesus apresentou-nos dois modelos de autoridade. O primeiro é a ideia romana de autoridade. Nesse modelo, a elite posiciona-se hierarquicamente acima dos outros. Ela tem o poder de tomar decisões e espera submissão das pessoas abaixo dela. Jesus rejeitou claramente esse modelo de autoridade quando afirmou: “Não é assim entre vós”. Em vez disso, Ele apresentou aos discípulos um modelo de autoridade incrivelmente novo, uma rejeição completa ou inversão do modelo hierárquico com o qual eles estavam familiarizados.” Darius Jankiewicz, “Serving Like Jesus: Authority in God’s Church”; Adventist Review, 13 de março de 2014, p. 18

O conceito de autoridade que Jesus apresentou nesta história está fundamentado em duas palavras-chave: “servo” (diakonos) e “escravo” (doulos). Em algumas traduções, a primeira palavra, servo, é traduzida muitas vezes como “ministro”, e a segunda, como “servo”. Portanto, ambas as palavras perdem grande parte da força do significado dado por Jesus. Embora Cristo não desejasse abolir todas as estruturas de autoridade, Ele desejava enfatizar que os líderes da igreja devem, antes de tudo, ser servos e escravos do povo de Deus. A sua posição não deve servir para exercer autoridade sobre as pessoas, dominá-las e dar a si mesmos prestígio e reputação. “Cristo estava a estabelecer um reino sobre princípios diferentes. Chamava os homens, não à autoridade, mas ao serviço, e os fortes a sofrer as fraquezas dos fracos. Poder, posição, talento, educação colocavam os seus possuidores sob maior dever de servir aos semelhantes” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 550).

Leia João 13:1-20. Qual foi o exemplo de liderança que Jesus deu? O que mais nos ensina Ele nesta passagem? Como manifestar estes princípios nas nossas ações dentro e fora da igreja?