14.12.18

Estudo Adicional 14.12.18

Sexta-feira, 14 de Dezembro

Leia os artigos “Prayer” [Oração], p. 1044-1046 e “Worship” [Adoração], p. 1290, 1291, em Ellen G. White Encyclopedia.

“‘A importância do Sábado como memória da criação consiste em conservar sempre presente o verdadeiro motivo de se render culto a Deus’ – porque Ele é o Criador, e nós as Suas criaturas. ‘O Sábado [...] ensina esta grande verdade da maneira mais impressionante, e nenhuma outra instituição faz isso. O verdadeiro fundamento para o culto divino, não meramente o daquele que se realiza no sétimo dia, mas de todo o culto, encontra-se na distinção entre o Criador e as Suas criaturas. Este facto capital jamais poderá tornar-se obsoleto e jamais deverá ser esquecido’ (J. N. Andrews, História do Sábado, capítulo 27). Foi para conservar esta verdade sempre na mente dos homens que Deus instituiu o Sábado no Éden; e, enquanto o facto de que Ele é o nosso Criador continuar a ser a razão pela qual devemos adorá-Lo, permanecerá o Sábado como sinal e memória disso. Tivesse sido o Sábado universalmente guardado, os pensamentos e afeições dos seres humanos teriam sido dirigidos ao Criador como objecto de reverência e culto, jamais tendo havido idólatra, ateu ou incrédulo. A guarda do Sábado é um sinal de lealdade para com o verdadeiro Deus [...]. Segue-se que a mensagem que ordena aos homens adorar a Deus e guardar os Seus mandamentos apelará especialmente para que observemos o quarto mandamento.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 437, 438

Perguntas para discussão:

1. Os conceitos de adoração, criação e salvação estão intimamente ligados. A celebração do Sábado poderia ser o antídoto para a adoração falsa? Que função desempenha o Sábado na profecia de Apocalipse 14:6, 7? Como e porque se refere este texto ao Sábado?

2. Alguns estão a abandonar o culto da comunidade. O que pode a sua igreja fazer para neutralizar esta tendência?

Resumo: A adoração é a resposta ao dom da salvação. É também um elemento essencial da experiência de unidade e comunhão. Sem a oração e o estudo da Bíblia, com o desejo de conhecer a verdade, a nossa comunidade não experimentará a unidade em Cristo.

SEXTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO 2018 – ESTUDO ADICIONAL

Para Conhecê-Lo, “Lançando Fora Todo Ídolo”, p. 319.