24.12.18

A Certeza da Volta de Cristo

Domingo, 23 de Dezembro 

1. João 14:1-3 é a promessa mais conhecida da segunda vinda de Jesus. Como será a vida dos remidos na nova Terra? 

Os primeiros cristãos consideravam a volta de Cristo a “bendita esperança” (Tito 2:13). Eles esperavam que todas as profecias e promessas das Escrituras fossem cumpridas no segundo advento, pois esse é o verdadeiro objetivo da peregrinação cristã. Todos os que amam a Cristo aguardam o dia em que poderão compartilhar de uma comunhão face a face com Ele. Estes versículos sugerem uma proximidade e intimidade da qual compartilharemos não só com Jesus, mas também uns com os outros. 

Os cristãos creem nesta promessa porque a Bíblia assegura o seu cumprimento. Temos esta certeza porque acreditamos nas palavras de Jesus: “Voltarei” (João 14:3). Assim como a primeira vinda de Cristo foi profetizada, a Sua segunda vinda também foi predita, mesmo no Antigo Testamento. Antes do Dilúvio, Deus disse ao patriarca Enoque que a vinda do Messias em glória acabaria com o pecado. Ele profetizou: “Eis que veio o Senhor entre as Suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra Ele” (Judas 14, 15). 

Mil anos antes de Jesus vir a esta Terra, o rei Davi também profetizou que a vinda do Messias reuniria o povo de Deus. “Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima e a Terra, para julgar o Seu povo. Congregai os Meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios” (Salmos 50:3-5). 

A segunda vinda de Cristo está intimamente ligada ao Seu primeiro advento. As profecias que predisseram o Seu nascimento e ministério (por exemplo, Génesis 3:15; Miqueias 5:2; Isaías 11:1; Daniel 9:25, 26) são o fundamento para a nossa esperança e confiança na promessa da Sua segunda vinda. Cristo “manifestou-Se uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de Si mesmo, o pecado [...]. Assim também Cristo, tendo-Se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O aguardam para a salvação” (Hebreus 9:26, 28). 

Como podemos obter esperança e conforto da promessa da segunda vinda de Cristo?