6.11.18

O Santuário do Espírito Santo

Terça-feira, 06 de Novembro

Outra imagem de edifício utilizada por Paulo é a do santuário de Deus ou do Espírito Santo. É a imagem de um edifício dispendioso e valioso. Como no versículo de 1 Coríntios 6:19, em que a imagem se refere ao nosso corpo como o santuário do Espírito Santo, Paulo, em 1 Coríntios 3:16, 17, usou esta imagem para se referir ao edifício mais sagrado e precioso do antigo Oriente Próximo – o santuário de Deus.

4. De acordo com 1 Coríntios 3:16, 17, a igreja é o santuário do Espírito Santo. O que significa isto? Do que somos advertidos no verso 17?

Ao referir-se à igreja, Paulo não tinha em mente um santuário físico nem uma residência para Deus. No grego do Novo Testamento, há uma distinção entre “tu”, no singular, referindo-se a uma pessoa, e “vós”, no plural, referindo-se a muitas pessoas. Neste caso, o texto bíblico está no plural. Esta metáfora refere-se a uma entidade coletiva: juntos, os cristãos em Corinto formavam o santuário do Espírito Santo e, num sentido espiritual, Deus habitava entre eles.

Para Paulo, Deus habita na comunhão cristã; daí a sua advertência de que aquele que tentasse destruir esta comunhão sofreria as consequências. A unidade dos cristãos está no centro desta comunhão e da presença de Deus neste santuário. Embora este texto seja usado no sentido de cuidar do corpo físico (o que, evidentemente, os cristãos devem fazer), esse não é o argumento específico apresentado por Paulo. Em vez disso, a sua mensagem foi uma advertência sobre aqueles que destruíam a unidade da igreja.

No início do capítulo, Paulo referiu-se ao que ele considerava “ameaças” à unidade: “Há inveja e divisão entre vós” (1 Coríntios 3:3). Estas atitudes e comportamentos são ameaças reais à unidade dos cristãos e fazem com que a presença de Deus seja retirada do Seu santuário. Noutras palavras, os conflitos na igreja podem destruir o santuário de Deus. Portanto, Ele deseja que os membros eliminem as atitudes e comportamentos que ameaçam a sua unidade.

Quando surgem conflitos, o conselho de Paulo ainda pode ser aplicado: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (1 Coríntios 1:10).

Inveja, conflitos e divisão foram enfrentados pela igreja nos dias de Paulo, mas acontecem hoje também. Como lidar com estes problemas de maneira que a nossa unidade não seja ameaçada?