21.11.18

O Sábado

Quarta-feira, 21 de Novembro

Outro ensino bíblico fundamental aceito e defendido pelos Adventistas do Sétimo Dia é o Sábado como dia de repouso. Esta é uma doutrina essencial que promove a unidade e a comunhão entre nós. Com poucas exceções na cristandade, somente nós seguimos esta doutrina.

O Sábado é o dom de Deus para a humanidade desde a própria semana da criação (Génesis 2:1-3). Na criação, três atos distintivos estabeleceram o Sábado: (1) o Senhor descansou no Sábado, (2) abençoou este dia, e (3) santificou-o. Estas três ações instituíram o Sábado como dom especial de Deus, permitindo que a humanidade experimentasse a realidade do paraíso na Terra e confirmasse a criação de Deus em seis dias. Um conhecido rabino, Abraham Joshua Heschel, chamou o Sábado de “palácio no tempo”, um dia santo, em que Deus Se encontra com o Seu povo de maneira especial.

5. O que ensinam as seguintes passagens sobre o significado do Sábado para a humanidade? (Êxodo 20:8-11; Deuteronómio 5:12-15; Ezequiel 20:12, 20). 

No nosso desejo de seguir o exemplo de Jesus (Lucas 4:16), nós, Adventistas do Sétimo Dia, observamos o Sétimo Dia, o Sábado. A participação de Jesus nos cultos de Sábado revela que Ele o apoiava como dia de descanso e adoração. Alguns dos Seus milagres foram feitos no Sábado para ensinar a dimensão da cura (física e espiritual) que resulta da celebração do Sábado (veja Lucas 13:10-17). Os apóstolos e os primeiros cristãos entendiam que Jesus não tinha abolido o Sábado; eles também o guardavam e participavam da adoração neste dia (Atos 13:14, 42, 44; 16:13; 17:2; 18:4).

Outra bela dimensão do Sábado é que ele é um sinal da nossa libertação do pecado. O Sábado é o memorial de que Deus salvou Israel da escravidão egípcia para o descanso que prometeu na terra de Canaã (Deuteronómio 5:12-15). Apesar do fracasso de Israel em entrar plenamente neste descanso devido à sua repetida desobediência e idolatria, Deus ainda promete que “resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9). Todos os que desejam entrar neste repouso podem fazê-lo pela fé na salvação oferecida por Jesus. A observância do Sábado simboliza este repouso espiritual em Cristo e a confiança apenas em Seus méritos, e não em obras, para nos salvar do pecado e nos dar a vida eterna (veja Hebreus 4:10; Mateus 11:28-30).

O Sábado fez que experimentasse a unidade e a comunhão que Cristo deseja para o Seu povo?