21.11.18

O Ministério de Jesus no Santuário Celestial

Terça-feira, 20 de Novembro

No Antigo Testamento, Deus instruiu Moisés a construir um tabernáculo, ou um santuário, para Lhe servir de “habitação” aqui na Terra (Êxodo 25:8). Através dos seus serviços, o santuário ensinou ao povo de Israel o plano da salvação. Mais tarde, no tempo do rei Salomão, o tabernáculo transportável foi substituído por um magnífico templo (1 Reis 5–8). Tanto o tabernáculo como o templo foram modelados segundo o santuário celestial, o “verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem” (Hebreus 8:2; veja também Êxodo 25:9, 40).

Ao longo da Bíblia, supõe-se que exista um santuário celestial, que serve como a principal morada de Deus. Os serviços do santuário terrestre eram “pequenas profecias” do plano da salvação e do ministério sacerdotal de Jesus no Céu.

4. Leia Hebreus 8:6; 9:11, 12, 23-28; e 1 João 1:9–2:2. O que ensinam estas passagens sobre o ministério sacerdotal de Jesus no Céu?

Desde a ascensão de Jesus, o santuário celestial é o lugar em que Ele conduz o Seu ministério sacerdotal em favor da nossa salvação (veja Hebreus 7:25). Portanto, somos encorajados a achegar-nos “confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. Hebreus 4:16

Visto que o tabernáculo terrestre apresentava duas fases do ministério sacerdotal, primeiro o serviço diário no lugar santo, e depois o que acontecia uma vez por ano no lugar santíssimo, as Escrituras também descrevem estas duas fases do ministério de Jesus no Céu. O Seu ministério no lugar santo é caracterizado por intercessão, perdão, reconciliação e restauração. Os pecadores arrependidos têm acesso imediato ao Pai através de Jesus, o Mediador (1 João 2:1). Desde 1844, o ministério de Jesus no lugar santíssimo trata dos aspectos do juízo e da purificação que eram feitos uma vez por ano no Dia da Expiação (Levítico 16). O ministério da purificação do santuário também é fundamentado no sangue de Jesus. A expiação realizada nesse dia prefigurava a aplicação final dos méritos de Cristo para remover a presença do pecado e realizar a reconciliação completa do Universo num governo harmonioso, dirigido por Deus. A doutrina deste ministério em duas fases é uma contribuição adventista singular para a compreensão de todo o plano da salvação.