7.11.18

O Corpo de Cristo

Quarta-feira, 07 de Novembro

Talvez a imagem mais conhecida da igreja, e que mais enfatiza a unidade das suas partes, seja o corpo. “Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo [...]. Ora, vós sois o corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” (1 Coríntios 12:12, 27).

Assim como um corpo é uma unidade, composta de muitas partes diferentes, cada uma com a sua função e responsabilidade, assim também é a igreja como corpo de Cristo.

5. Leia 1 Coríntios 12:12-26. Como se aplica esta imagem de um corpo com muitas partes à sua congregação? Como se aplica ela a uma organização mundial, como a da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

O ensino de Paulo em 1 Coríntios 12 revela a profunda realidade de que a unidade cristã autêntica não ocorre apenas na diversidade, nem a despeito da diversidade, mas através dela. Não devemos surpreender-nos com o facto de que o Espírito Santo é a fonte destas expressões de diversidade. Como o corpo humano é incrivelmente unificado e maravilhosamente diverso, assim também deve ser o corpo de Cristo, que através desta diversidade expressa a plenitude e a riqueza do Seu corpo.

Esta imagem fala ao nosso coração. Nas últimas décadas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu a passos largos. Ela é composta por pessoas de quase todas as origens, culturas e ambientes que podemos imaginar. Não devemos permitir que as nossas diferenças étnicas, culturais, educacionais e de idade nos dividam. Esta diversidade deve ser moldada pelo Espírito Santo como uma força em favor da unidade, revelando a verdade de que, apesar destas diferenças, somos todos um em Cristo.

Como vimos, ao pé da cruz somos todos iguais, independentemente de quem somos ou de onde viemos. À medida que o mundo se torna cada vez mais fragmentado, a igreja deve demonstrar que a unidade na diversidade pode ser alcançada. O povo de Deus pode revelar o poder de cura e reconciliação do evangelho.

Surpreendentemente, Paulo mostrou como este ideal pode ser alcançado. “Cristo é o cabeça da igreja, sendo Este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). “Ele é a cabeça do corpo, da igreja” (Colossenses 1:18). Como cada cristão é espiritualmente ligado a Cristo, o corpo inteiro é, portanto, nutrido com o mesmo alimento. Por isso, não podemos enfatizar demasiado a importância do estudo da Palavra de Deus, a obediência ao que aprendemos nela e as experiências comuns de adoração e oração pela unidade no corpo de Cristo.

O sábado fez que experimentasse a unidade e a comunhão que Cristo deseja para o Seu povo?