4.11.18

Imagens de Unidade

Lição 6, 03 a 09 de Novembro


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.” 1 Coríntios 12:12

LEITURAS DA SEMANA: 1 Pedro 2:9; Êxodo 19:5, 6; Efésiso 2:19-22; 1 Coríntios 3:16, 17; 12:12-26; João 10:1-11; Salmos 23

Os que estudam a Bíblia sabem que ela está repleta de imagens e símbolos que apontam para realidades maiores que estas imagens e símbolos. Por exemplo, a essência de todo o sistema sacrifical bíblico é, em certo sentido, um símbolo de uma realidade muito maior: Jesus e o plano da salvação.

Muitas outras imagens são usadas na Bíblia e, às vezes, imagens dos elementos mais básicos, como a água, o fogo e o vento. Dependendo do contexto, estas imagens revelam verdades espirituais e teológicas. Por exemplo, Jesus disse: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 3:8). O vento foi usado como símbolo do Espírito Santo.

A Bíblia utiliza uma série de imagens para descrever a unidade que encontramos na igreja – a unidade que Deus nos chama a manifestar diante do mundo. Individualmente, nenhuma imagem é completa. Em vez disso, no seu conjunto, estas imagens revelam muitas coisas sobre a unidade da igreja, como o relacionamento da igreja com Deus, os relacionamentos entre os membros e a relação da igreja com a comunidade.

A lição desta semana examina algumas imagens e o que elas revelam sobre a unidade em Cristo.