23.11.18

Estudo Adicional 23.11.18

Sexta-feira, 23 de Novembro

Leia, de Ellen G. White, “Marcos, Fundamentos e Pilares”, p. 20-22, no livro O Outro Poder – Conselhos para Escritores e Editores. Leia o artigo “Doctrines, Importance of” [Importância das Doutrinas], p. 778, 779, em Ellen G. White Encyclopedia.

Como Adventistas, partilhamos crenças com outras igrejas cristãs. A crença central é a da salvação apenas pela fé, mediante a morte expiatória e substitutiva de Jesus. Juntamente com outros cristãos, cremos que a nossa justiça não está nas nossas obras, mas na justiça de Cristo, que nos é creditada pela fé, um imerecido dom da graça. Ellen G. White escreveu: “Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito [...]. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia” (O Desejado de Todas as Nações, p. 25). Ao mesmo tempo, consideradas no seu conjunto, as nossas crenças e as práticas que emergem delas, tornam-nos singulares. É assim que deve ser; se não, porque devia a nossa igreja existir? O nosso amor por Jesus e os ensinamentos que proclamamos devem ser o factor unificador mais poderoso entre nós.

Perguntas para discussão

1. Em Fé e Obras, p. 103, Ellen G. White equiparou a justificação com o perdão dos pecados. De que maneira a compreensão do nosso perdão e justificação em Cristo é um fundamento para a nossa comunhão com irmãos e irmãs?

2. O que une os milhões de Adventistas de diversos contextos étnicos, religiosos, políticos e culturais senão as nossas crenças doutrinárias? Qual é a importância da doutrina, não apenas no contexto da missão e da mensagem, mas também da unidade da igreja?

3. O nosso nome, “Adventistas do Sétimo Dia”, aponta para dois ensinamentos fundamentais: o Sétimo Dia (Sábado) e o Segundo Advento. Uma parte do nosso nome aponta para a Criação, e a outra para a Redenção. Qual é a relação entre estes dois ensinos? Como captam eles de maneira tão sucinta a essência de quem somos como povo?

Resumo: Os adventistas têm diversas crenças fundamentais. Algumas em comum com outros cristãos, outras não. Estes ensinos formam a nossa identidade e são o fundamento da nossa unidade.

SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO 2018 – ESTUDO ADICIONAL

*Ellen White, O Outro Poder, “Marcos Fundamentos e Pilares”, p. 20.