2.11.18

Estudo adicional 2.11.18

Sexta-feira, 02 de Novembro

Leia, de Ellen G. White, “O Pentecostes”, p. 19-25, em Atos dos Apóstolos. “Essa liberalidade da parte dos crentes foi o resultado do derramamento do Espírito Santo (Atos 2:44, 45; 4:32-35). ‘Era um o coração e a alma’ (Atos 4:32) dos conversos ao evangelho. Um interesse comum os guiava – o êxito da missão a eles confiada; e a avareza não tinha lugar na sua vida. O seu amor aos irmãos e à causa que tinham abraçado era maior do que o amor ao dinheiro e às posses. As suas obras testificavam que eles tinham a salvação dos homens em maior apreço que as riquezas terrestres.

“Assim será sempre, quando o Espírito de Deus tomar posse da vida. Aqueles cujo coração transbordar do amor de Cristo seguirão o exemplo Daquele que, por amor de nós, tornou-Se pobre, para que por Sua pobreza enriquecêssemos. Dinheiro, tempo, influência, todos os dons que receberem das mãos de Deus, serão apreciados por eles apenas como meio de fazer avançar a obra do evangelho. Assim foi na igreja primitiva; e quando na igreja de hoje for visto que, pelo poder do Espírito, os membros retiraram as suas afeições das coisas do mundo e se dispõem a fazer sacrifícios a fim de que os seus semelhantes possam ouvir o evangelho, as verdades proclamadas terão poderosa influência sobre os ouvintes.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 70, 71

Perguntas para discussão

1. A ação das igrejas do Novo Testamento, ao doar de modo generoso para ajudar os pobres em Jerusalém, deve ser imitada? Como aliviar a pobreza e suprir outras necessidades básicas?

2. Que lições aprendemos com a história de Ananias e Safira? Qual é a importância do “grande temor” que sobreveio à igreja em relação a estas duas mortes (Atos 5:5, 11)?

Resumo:A igreja primitiva experimentou um rápido crescimento porque os discípulos prepararam-se intencionalmente para o prometido derramamento do Espírito. A sua comunhão e fé foram os meios usados pelo Espírito Santo para preparar o coração deles para o Pentecostes. Depois, Deus continuou a transformar a comunidade, como vemos na generosidade de uns para com os outros e no rápido crescimento da igreja.