23.10.18

Unidade num só corpo

Terça-feira, 23 de Outubro

Paulo foi prático nas suas palavras aos efésios. A unidade entre judeus e gentios, entre pessoas de diferentes culturas e etnias, não é um mito nem uma teoria; é uma realidade que exige que andemos “de modo digno da vocação a que” fomos “chamados” (Efésios 4:1).

3. De acordo com Efésios 4:1-3, como devem os cristãos andar de modo digno do seu chamado em Cristo?

O resultado prático destas virtudes e graças na vida do cristão ajuda a “preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Efésios 4:3). Estes atributos estão fundamentados no amor (1 Coríntios 13:1-7). O amor em ação preserva as relações entre fiéis, promove a paz e a unidade na comunidade cristã e influencia o mundo. A unidade na igreja manifesta o amor de Deus de modo singular para que as pessoas possam testemunhá-lo. A igreja é chamada a ser essa testemunha, especialmente num momento de conflitos, divisões e guerras.

4. Leia Efésios 4:4-6. Qual é o tema desta passagem?

Nos primeiros versos deste capítulo, Paulo expressou o seu profundo interesse pela unidade da igreja. Ele começou com uma exortação à unidade (Efésios 4:1-3); depois, apresentou uma lista de sete elementos que unem os cristãos (Efésios 4:4-6). A unidade é, ao mesmo tempo, algo que os cristãos já possuem (Efésios 4:4-6), que deve ser constantemente trabalhado e mantido (Efésios 4:1-3), e que precisa ser também o objetivo futuro, rumo ao qual nos esforçamos (Efésios 4:13).

“O apóstolo exorta os seus irmãos a manifestar na sua vida o poder da verdade que ele lhes tinha apresentado. Por sua mansidão e bondade, paciência e amor, deviam exemplificar o caráter de Cristo e as bênçãos da Sua salvação. Só há um corpo, e um Espírito, um Senhor, uma fé. Como membros do corpo de Cristo, todos os cristãos são animados pelo mesmo espírito e a mesma esperança. Divisões na igreja desonram a religião de Cristo diante do mundo, e dão ocasião aos inimigos da verdade para justificar o seu procedimento. As instruções de Paulo não foram escritas apenas para a igreja de seus dias. Era desígnio de Deus que chegassem até nós. O que estamos a fazer para preservar a unidade, nos laços da paz?” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 239

Como pode andar de modo digno da vocação à qual foi chamado?