30.10.18

Unidade de Comunhão

Terça-feira, 30 de Outubro

Em resposta ao sermão de Pedro e ao apelo ao arrependimento e à salvação, cerca de 3 mil pessoas tomaram a decisão de aceitar Jesus como o Messias e o cumprimento das promessas do Antigo Testamento a Israel. Deus estava a trabalhar no coração daquelas pessoas. Muitas já tinham ouvido falar de Jesus em terras longínquas e podem ter viajado para Jerusalém com a esperança de o ver. Alguns tinham visto Jesus e ouvido as Suas mensagens sobre a salvação, mas não se comprometeram a tornar-se Seus seguidores. No Pentecostes, Deus interveio milagrosamente na vida dos discípulos e usou-os como testemunhas da ressurreição de Jesus. Então eles souberam que, em nome de Jesus, as pessoas podiam receber o perdão dos pecados (Atos 2:38).

3. Leia Atos 2:42-47. Que atividades fizeram os primeiros seguidores de Jesus como uma comunidade? O que criou esta incrível unidade de comunhão?

É notável que a primeira atividade da comunidade de novos cristãos foi aprender o ensino dos apóstolos. A instrução bíblica é uma forma importante de facilitar o crescimento espiritual dos conversos. Jesus tinha comissionado os apóstolos a ensinar os discípulos “a guardar todas as coisas que” Ele tinha “ordenado” (Mateus 28:20). Esta nova comunidade passava tempo com os apóstolos a aprender sobre Jesus. Provavelmente ouviram falar sobre a vida e o ministério de Cristo, os Seus ensinamentos, parábolas, sermões e milagres, todos explicados como o cumprimento das Escrituras hebraicas.

Eles também passavam tempo em oração e a partir o pão. Não está claro se o “partir do pão” é uma alusão à Ceia do Senhor ou simplesmente uma referência às refeições que compartilhavam uns com os outros, como Atos 2:46 parece sugerir. A menção à comunhão certamente pressupõe que os membros desta nova comunidade passavam tempo juntos, com frequência e regularmente, tanto no templo em Jerusalém, que ainda servia como centro de devoção e adoração, como em suas casas. Comiam e oravam juntos. A oração é vital numa comunidade de fé, e é essencial ao crescimento espiritual. Eles passavam tempo em adoração. Estas atividades foram realizadas com perseverança.

Esta comunhão perseverante gerou bons relacionamentos com outras pessoas em Jerusalém. Os novos cristãos contavam “com a simpatia de todo o povo” (Atos 2:47). Evidentemente a obra do Espírito Santo na vida deles causou uma impressão poderosa nos que os rodeavam e serviu como um poderoso testemunho da verdade de Jesus como o Messias.

O que deve a igreja aprender com este exemplo de unidade, comunhão e testemunho?