25.10.18

Relacionamentos humanos em Cristo

Quinta-feira, 25 de Outubro

O cristianismo é uma religião de relacionamentos com Deus e de uns com os outros. Não faz sentido afirmar ter uma ligação profunda com o Senhor sem que esta ligação tenha um impacto nos relacionamentos com as pessoas. O cristianismo não pode ser vivido de maneira isolada. Os princípios de unidade sobre os quais Paulo discutiu na sua epístola aos efésios também são aplicáveis à maneira como nos relacionamos com os outros.

7. Leia Efésios 5:15-21. O que disse Paulo no verso 21? Qual é a relação entre sujeição e unidade?

A exortação de Paulo de que nos sujeitemos uns aos outros está relacionada com a expressão “enchei-vos do Espírito”, em Efésios 5:18. Uma das expressões do recebimento da plenitude do Espírito é a sujeição (ou submissão) de uns para com os outros. Isso refere-se à atitude apropriada de humildade e consideração que devemos ter em relação às pessoas. Evidentemente este não é um atributo natural da maioria das personalidades, mas será o resultado da atuação do Espírito no nosso coração. É um dom do mesmo Espírito, que é o vínculo da unidade em Cristo. Vista desta perspectiva, a sujeição é uma qualidade interior que expressa a nossa reverência por Cristo e o Seu sacrifício por nós.

8. Leia Efésios 5:22–6:9. Qual é o impacto que a qualidade da sujeição mútua tem nos relacionamentos do cristão no lar e no trabalho?

Em certa medida, a unidade na igreja depende da unidade no lar. Paulo enfatizou que a unidade, o amor e o respeito que devem existir entre o marido e a mulher devem exemplificar o amor de Cristo para com a igreja, um amor abnegado. Portanto, o respeito cristão no lar, bem como na igreja, é exigido dos maridos e esposas e dos membros da igreja. Este atributo de Cristo também deve ser exemplificado no relacionamento entre pais e filhos e entre empregados e empregadores (servos e senhores). A harmonia e paz que devem permear o nosso lar também devem permear a vida da nossa igreja.

Como deve agir em relação a um membro da sua família ou a um colega de trabalho?