14.10.18

“Para que todos sejam um” – Comentário

“Quando Jesus estava para deixar os Seus discípulos, orou por eles da maneira mais tocante e solene para que eles todos fossem um: “Como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu, em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste. E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste, para que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles, e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim e que tens amado a eles como Me tens amado a Mim” (João 17:21-23). O apóstolo Paulo, na sua primeira carta aos Coríntios, exortou-os à unidade: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.” 1 Coríntios 1:10; Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 446

“Para que sejam um, como Nós o somos.” João 17:22

“Temos nestas palavras uma declaração muitíssimo convincente para provar o facto de que unidade e bondade existirão entre os que são realmente cristãos. O Redentor do mundo é exaltado, glorificado no caráter de quantos creem. … Que tremendas consequências para o mundo dependem da unidade dos que pretendem ser cristãos, que professam crer que a Bíblia é a Palavra de Deus! …

Eu lhes rogo em nome de Jesus de Nazaré que afastem qualquer coisa como o orgulho espiritual e o amor da supremacia. Tornem-se como criancinhas, se querem, ao findar a peleja, tornar-se membros da família real, filhos do celeste Rei. Leiam repetidamente João 17. Aquela oração que o nosso Salvador dirigiu ao Pai em favor dos Seus discípulos merece ser muitas vezes repetida e posta em prática na vida. Isso erguerá pessoas caídas; pois o Senhor prometeu que, se mantivermos a unidade, Deus nos amará como amou o Seu Filho; os pecadores serão salvos, e Deus eternamente glorificado.” Filhos e Filhas de Deus [MM 1956, 2005], p. 295

“Hoje, Aquele que proferiu esta oração está a interceder perante o Pai em favor dos seres humanos que Ele redimiu. Ele os apresenta a Jeová, dizendo: ‘Eis que nas palmas das Minhas mãos te gravei’” Isaías 49:16

“A santificação deve vir mediante a verdade; unidade com Cristo – este é o propósito de Deus para nós. Por Sua santificação e unidade os cristãos devem dar evidência ao mundo de que uma obra perfeita foi realizada por eles, em e mediante Cristo. Assim, devem dar testemunho de que Deus enviou o Seu Filho para salvar pecadores. Não permitirão que Cristo leve avante esta obra de santificação no seu coração? Poderão todos ser completos Nele. Têm a garantia de que mediante a santificação da verdade poderão ser perfeitos.” Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 21