19.10.18

Estudo adicional 19.10.18

Sexta-feira, 19 de Outubro

Leia “A imutável Lei de Deus”, p. 443-446, em O Grande Conflito; “Denominations, Relations to Other” [Relações com Outras Denominações], p. 763, 764, e “Roman Catholic Church”, p. 1.110, em Ellen G. White Encyclopedia.

“Os adventistas não afirmam ser a igreja universal de Cristo. A igreja universal é mais ampla do que qualquer denominação. É visível e invisível na medida em que consiste naqueles que creem em Jesus e O seguem. Esta questão teológica específica é destacada se considerarmos a apostasia entre os cristãos, abordada de maneira contundente no livro do Apocalipse. A igreja pura (Apocalipse 12) é contrastada com a “meretriz” (Apocalipse 17), Babilônia, a grande cidade que, por sua vez, é contrastada com a noiva do Cordeiro, a cidade santa ou a Nova Jerusalém (Apocalipse 21 e 22). No primeiro século, a igreja universal pode ter sido visível. É muito mais difícil e complexo vê-la, por exemplo, durante a Idade Média.

“[...] A verdadeira igreja é composta por aqueles que creem Nele. Deus os conhece. Os adventistas, por outro lado, afirmam ser o remanescente visível e especial do tempo do fim, de Apocalipse 12:17 e dos capítulos 12–14. Este remanescente possui um caráter local e universal.” Apocalipse 2:24; 12:17; Ekkehardt Mueller, “The Universality of the Church in the New Testament”, em Ángel Manuel Rodríguez, ed., Message, Mission and Unity of the Church. Silver Spring, Md.: Biblical Research Institute, Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, 2013, p. 37

Perguntas para discussão

1. Porque é tão importante o cumprimento da oração de Jesus (João 17)? O que revela o desejo de Cristo pela unidade da igreja do 1º século sobre o Seu desejo para a igreja hoje?

2. A sua igreja trabalha com outras igrejas? Como atuar com elas e manter a verdade?

3. Como alcançar a unidade? “Se o professo povo de Deus recebesse a luz como lhe refulge da Sua Palavra, alcançaria a unidade pela qual Cristo orou” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 379).

Resumo: A oração de Jesus (João 17) é um lembrete de que Cristo Se preocupa com a unidade. Devemos solidificar a nossa fé na Bíblia. O amor de uns pelos outros também deve caracterizar os nossos relacionamentos.