29.10.18

De Babel ao Pentecostes

Segunda-feira, 29 de Outubro

Os dias de preparação espiritual, depois da ascensão de Jesus, culminaram nos eventos do Pentecostes. O primeiro versículo do capítulo 2 afirma que, naquele dia, antes do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos, eles estavam todos juntos, “unânimes” [New King James Version], “reunidos no mesmo lugar” (Atos 2:1).

No Antigo Testamento, o Pentecostes era a segunda das três festas mais importantes das quais todos os homens israelitas eram obrigados a participar. Ela acontecia cinquenta dias (em grego, pentekoste, quinquagésimo dia) após a Páscoa. Durante esta festa, os hebreus apresentavam a Deus os primeiros frutos da colheita de verão como oferta de ação de graças.

É provável que, no tempo de Jesus, a festa de Pentecostes também incluísse a celebração da promulgação da lei no monte Sinai (Êxodo 19:1). Portanto, vemos aqui a importância contínua da lei de Deus como parte da mensagem cristã em relação a Cristo, cuja morte oferece perdão a todos os que se arrependem de transgredir a lei de Deus. Não é de admirar que um dos textos cruciais sobre os últimos dias trate tanto da lei como do evangelho (Apocalipse 14:12).

Além disso, assim como no monte Sinai, quando Moisés recebeu os Dez Mandamentos (Êxodo 19:16-25; Hebreus 12:18), também ocorreram muitos fenômenos extraordinários no Pentecostes. “De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:2-4).

2. Leia Atos 2:5-13. Qual é o significado deste evento maravilhoso?

O Pentecostes devia ser uma festa alegre, de ação de graças ao Senhor por Suas dádivas. Talvez este seja o motivo da falsa acusação de embriaguez sofrida pelos discípulos (Atos 2:13-15). O poder de Deus é visto de maneira especial no milagre de falar e entender diversos idiomas. Os judeus de todo o Império Romano que tinham vindo a Jerusalém para esta festa ouviram a mensagem de Jesus, o Messias, nos seus próprios idiomas.

De maneira singular, a dispersão da família humana original e a formação de grupos étnicos, iniciadas intensamente na Torre de Babel, foram desfeitas no Pentecostes. O milagre da graça começou a reunificar a família humana. A unidade da igreja de Deus em escala global testifica da natureza do Seu reino ao restaurar o que se perdeu em Babel.