21.10.18

Bênçãos em Cristo

Domingo, 21 de Outubro

1. Leia Éfesios 1:3-14. De acordo com Paulo, o que recebemos em Cristo?

Os seguidores de Jesus têm muitos motivos para louvar a Deus. Em Cristo, Deus decidiu adotar-nos como filhos e filhas. Ele também nos escolheu para que fôssemos Seus representantes para o mundo. Paulo usou muitas imagens para descrever o nosso novo relacionamento com Deus em Cristo. Entre essas imagens, a da adoção aborda o tema desta lição: a unidade. Em Cristo, fomos adotados e pertencemos à família de Deus. Esta imagem de família também é uma referência à aliança de Deus com os filhos de Israel. No contexto da epístola de Paulo, os gentios que aceitavam Jesus como Messias também eram filhos de Deus, herdeiros das promessas feitas a Israel (Romanos 8:17; Gálatas 4:7). O benefício deste relacionamento com Cristo, de estar Nele, é fundamental para toda a unidade cristã. Esta passagem também revela que Deus sempre desejou reunir toda a humanidade em Cristo. E, na família de Deus, Jesus não oferece nenhum status especial: todos são filhos de Deus, igualmente amados e estimados.

Nesta passagem, alguns confundem-se quanto ao trecho sobre a predestinação (Efésios 1:5, 11). A declaração de que Deus nos escolheu para a salvação parece sugerir que Deus escolheu alguns para a perdição. Mas esse não é o ensinamento bíblico. Em vez disso, Deus elaborou o plano da salvação antes da fundação do mundo para que todos pudessem ser salvos. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16; veja também 1 Timóteo 2:6; 2 Pedro 3:9). Deus sabe, antecipadamente, quem aceitará a Sua oferta de salvação, mas isso não é o mesmo que predeterminar a decisão de alguém. A salvação é oferecida a toda a humanidade por causa do que Cristo fez por nós. A questão é: Qual será a nossa resposta a essa oferta? Deus não força ninguém a aceitar a salvação.

“Nos concílios do Céu, foi feita provisão para que os homens, embora transgressores, não perecessem em sua desobediência, mas, pela fé em Cristo como seu Substituto e Fiador, pudessem se tornar eleitos de Deus, predestinados para Ele, ‘para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade’ (Efésios 1:5). Deus deseja que todos se salvem. Para isso foi feita ampla provisão ao dar Seu Filho unigênito para pagar o resgate do homem. Os que se perderem perecerão porque se recusaram a ser adotados como filhos de Deus mediante Cristo Jesus” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1243