12.10.18

“Aparecerão Lobos Ferozes”

Quinta-feira, 11 de Outubro

8. Leia Atos 20:25-31. Sobre o que advertiu Paulo os anciãos de Eféso? O que deviam eles fazer para evitar que isto acontecesse?

Paulo enfrentou muitas vezes oposição, e ele sabia que seria difícil preservar a pureza do evangelho. Na sua carta de despedida aos anciãos de Éfeso, ele utilizou a analogia do atalaia (Ezequiel 33:1-6) para dizer aos líderes que eles eram responsáveis pela salvaguarda do evangelho.

A expressão “lobos ferozes” (Atos 20:29, NTLH) relembra-nos a advertência de Jesus, de que os falsos mestres se iam disfarçar de ovelhas (Mateus 7:15). Depois de Paulo fazer esta advertência, surgiram falsos mestres, e os cristãos tornaram-se presas desses homens. Em Efésios 5:6-14 e Colossenses 2:8, vemos as advertências de Paulo às igrejas na Ásia Menor.

Na sua segunda epístola a Timóteo, que era o responsável pela igreja em Éfeso, Paulo também o advertiu contra os erros na igreja e a impiedade nos últimos dias.

9. Leia 2 Timóteo 2:14-19 e 3:12-17. O que disse Paulo a Timóteo sobre como combater os falsos mestres e preservar a unidade da igreja?

Primeiro, Timóteo devia conhecer as Escrituras, manejando “bem a Palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). O antídoto para as disputas e especulações inúteis é entender e ensinar corretamente a Palavra. As verdades bíblicas devem ser interpretadas corretamente, de maneira que nenhuma parte das Escrituras seja colocada em oposição ao quadro completo da Bíblia, e de tal modo que impeça interpretações erradas que levem as pessoas a perder a fé em Jesus. Questões secundárias e irrelevantes devem estar subordinadas aos princípios bíblicos que trazem uma vida vitoriosa. A segunda recomendação de Paulo foi que Timóteo evitasse “os falatórios inúteis e profanos” (2 Timóteo 2:16). Assuntos triviais e especulativos não deviam fazer parte do ministério de Timóteo, se ele quisesse ser um ministro fiel. Essas conversas levam a mais impiedade e não edificam a fé (2 Timóteo 2:16). Somente a verdade leva à piedade e harmonia. A razão pela qual Timóteo devia evitar esses erros e exortar o seu povo a evitá-los é que eles destroem a igreja como uma doença (2 Timóteo 2:17). Por fim, a obediência à Bíblia é o antídoto para o falso ensino (2 Timóteo 3:14-17) que ameaça a unidade da igreja.

Como proteger-nos de pessoas que, mediante ensinos falsos, causam divisões?