27.10.18

A Experiência de Unidade na Igreja Primitiva

Lição 5, 27 de Outubro a 02 de Novembro


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” Atos 2:42

LEITURAS DA SEMANA: Atos 1:12-14; 2:5-13; 2:42-47; 4:32-37; 5:1-11; Apocalipse 14:12; 2 Coríntios 9:8-15

A unidade da igreja é o resultado duma experiência espiritual partilhada em Jesus, que é a verdade. “Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6). Os sólidos laços da comunhão são formados numa jornada e experiência espirituais coletivas. Os primeiros adventistas tiveram esta experiência no movimento milerita. A sua experiência coletiva, em 1844, uniu o seu coração enquanto buscavam uma explicação para o seu desapontamento. Essa experiência deu à luz a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a verdade sobre o juízo investigativo, e tudo o que ele envolve.

A experiência dos discípulos de Jesus, após a Sua ascensão ao Céu, é um testemunho do poder da Palavra de Deus, da oração e da comunhão na criação da unidade e harmonia entre cristãos de origens muito diferentes. Esta mesma experiência ainda é possível hoje.

“Insisto em que a comunhão é um elemento especialmente importante na adoração coletiva [...]. Para o cristão nada pode substituir a compreensão do vínculo espiritual que o une com outros fiéis e com o Senhor Jesus Cristo [...]. Primeiro Cristo atrai a pessoa para Si, mas Ele une sempre essa pessoa a outros cristãos nno Seu corpo, a igreja” (Robert G. Rayburn, O Come, Let Us Worship. Grand Rapids, MI: Baker Book House, 1980, p. 91).