13.9.18

Transferência para Cesareia

Quinta-feira, 13 de Setembro

Irritados com o facto de que ainda não se tinham livrado de Paulo através de meios legais, um grupo decidiu articular um plano para atacar o apóstolo numa emboscada e matá-lo por conta própria.

7. De acordo com Atos 23:12-17, qual era o plano dos judeus contra Paulo? Como foi esse esquema frustrado?

O facto de que mais de 40 judeus conspiraram contra Paulo e se uniram num juramento revela o ódio que o apóstolo despertava em Jerusalém. Lucas não revela a identidade destes homens, mas eles eram extremistas dispostos a fazer o que fosse necessário para proteger a fé judaica dos seus supostos traidores e inimigos. Este nível de fanatismo religioso, aliado a um fervor revolucionário e nacionalista, não era incomum na Judeia do 1º século e nos seus arredores.

Porém, de maneira providencial a notícia da conspiração foi ouvida pelo sobrinho de Paulo. É um pouco decepcionante que não conhecemos quase nada sobre a família de Paulo, mas, aparentemente, ele e a sua irmã tinham sido criados em Jerusalém (Atos 22: 3), onde ela se casou e teve pelo menos um filho. De qualquer maneira, o sobrinho de Paulo – o diminutivo neaniskos (Atos 23:18, 22) e o facto de ele ter sido levado “pela mão” (Atos 23:19) implicam que ainda era adolescente – conseguiu visitá-lo na fortaleza e contar-lhe a história.

8. Leia Atos 23:26-30. Qual foi a mensagem que o comandante Lísias enviou ao governador Félix sobre Paulo?

A carta apresentava a Félix um relatório justo sobre a situação. Além disso, mostrava como Paulo tinha sido beneficiado pela sua cidadania romana. A lei romana protegia plenamente os seus cidadãos, que tinham o direito, por exemplo, a um julgamento legal, no qual pudessem comparecer perante o tribunal e defender-se (Atos 25:16), e também o direito de recorrer ao imperador no caso dum julgamento injusto (Atos 25:10, 11).

Independentemente da reputação de Félix, ele tratou Paulo de maneira juridicamente apropriada. Depois dum interrogatório preliminar, ele ordenou que o apóstolo fosse mantido preso até que os acusadores chegassem.

Pense na providência de Deus na vida de Paulo. Com que frequência tem reconhecido humildemente a providência de Deus na sua vida, apesar das provações e dos sofrimentos que possa ter passado?