8.9.18

Prisão de Paulo em Jerusalém


Lição 11, 08 a 14 de Setembro

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.” Atos 23:11


Depois da primeira viagem missionária de Paulo, ficou claro que havia uma discordância fundamental na igreja sobre a maneira como os gentios deviam ser admitidos à fé (Atos 15:1-5). Talvez percebendo um conflito crescente, Paulo pensou num plano para promover a unidade na igreja. Visto que no concílio lhe pediram que se lembrasse dos pobres (Gálatas 2:10), ele decidiu solicitar às igrejas gentílicas que prestassem ajuda financeira aos irmãos na Judeia, a “coleta para os santos” (1 Coríntios 16:1), esperando que isso ajudasse a construir pontes entre os dois grupos.

Isto explica a sua determinação de ir a Jerusalém no fim da sua terceira viagem, apesar dos riscos. Por um lado, ele tinha amor genuíno pelos seus irmãos judeus (Romanos 9:1-5); por outro, desejava uma igreja unida (Gálatas 3:28; 5:6). Visto que judeus e gentios eram igualmente salvos pela fé, e não pelas obras da lei (Romanos 3:28-30), qualquer alienação social entre eles, baseada nos requisitos cerimoniais da lei, era contrária à natureza inclusiva do evangelho (Efésios 2:11-22).

Sigamos Paulo nesta nova fase da sua vida e missão.