18.9.18

Perante Agripa

Terça-feira, 18 de Setembro

Festo concordou em atender ao pedido de Paulo de o enviar a Roma (Atos 25:12). Entretanto o governador, ao receber uma visita de Estado de Herodes Agripa II, aproveitou para o consultar sobre o caso de Paulo, especificamente sobre o tipo de informação que ele devia enviar ao imperador no seu relatório oficial. Festo ainda não estava muito familiarizado com os assuntos judaicos, e Agripa certamente poderia ajudá-lo (Atos 26:2, 3).

4. Leia Atos 25:13-22. O que disse Festo a Agripa sobre Paulo e como respondeu o rei?

Agripa II, o último dos Herodes, chegou a Cesareia com a sua irmã Berenice para saudar o novo governador.

Ao descrever o caso de Paulo, Festo revelou a sua surpresa de que as acusações contra ele não estavam relacionadas a nenhuma ofensa importante, nem política nem criminal. Em vez disso, elas tinham a ver com questões relativas à religião judaica, especificamente com um certo Jesus, “já morto, o qual Paulo” insistia que estava “vivo” (Atos 25:19). Paulo já tinha declarado diante do Sinédrio que ele estava a ser julgado por causa da sua crença na ressurreição de Jesus; e, naquele momento, Festo deixou claro que esre era realmente o verdadeiro assunto em questão.

5. Leia Atos 25:23-27. Como descreve Lucas a cerimónia em que Paulo compareceu perante Agripa?

“E agora Paulo, ainda algemado, achava-se diante do grupo reunido. Que contraste era ali apresentado! Agripa e Berenice possuíam poder e posição e, por isso, eram favorecidos pelo mundo. Contudo, eram destituídos dos traços de caráter que Deus estima. Eram transgressores da Sua lei, corruptos de coração e vida. A sua conduta não era apreciada pelo Céu.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 434

Como podem as aparências, que podem ser agradáveis à visão humana, muitas vezes enganar-nos? As aparências são muito diferentes da realidade?