21.9.18

Paulo Perante os Líderes

Quinta-feira, 20 de Setembro

Embora Paulo estivesse a falar com Agripa, Festo foi o primeiro a reagir (Atos 26:24). Festo não teria apresentado objeções se Paulo tivesse falado sobre a imortalidade da alma, mas até os antigos greco-romanos sabiam que ambos os conceitos – imortalidade e ressurreição – não se harmonizam. Portanto, eles mantinham o primeiro e rejeitavam o último. Por essa razão, Paulo afirmou que o evangelho era loucura para os gentios (1 Coríntios 1:23).

De maneira respeitosa, Paulo defende a sanidade das suas ideias e volta-se para Agripa, um judeu que não só podia compreendê-lo, mas também confirmar que as suas palavras estavam de acordo com os profetas hebreus (Atos 26:25, 26).

7. Leia Atos 26:27, 28. Qual foi a resposta de Agripa à pergunta direta de Paulo?

A pergunta de Paulo colocou Agripa numa posição difícil. Como judeu, ele nunca negaria a sua crença nas Escrituras; por outro lado, se ele respondesse afirmativamente, não haveria outra opção senão aceitar Jesus como o Messias. A sua resposta foi uma fuga inteligente da armadilha lógica em que se encontrava: “acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão?” (Atos 26:28) – esta é uma tradução melhor do grego que a tradicional: “Por pouco me persuades a me fazer cristão” (ARA).

A resposta de Paulo revela um grande compromisso com o evangelho: “Em pouco ou em muito tempo, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, porém sem estas algemas” (Atos 26:29, NVI). Nas suas últimas palavras, o apóstolo não pediu para ter liberdade, a exemplo dos que o ouviam. Em vez disso, ele queria que eles pudessem ser como ele, exceto pelas algemas. O zelo missionário de Paulo ultrapassava grandemente a sua preocupação com a própria segurança.

8. Leia Atos 26:30-32. Como expressou o rei Agripa a sua convicção da inocência de Paulo?

Festo precisava da ajuda de Agripa apenas para preencher o relatório (Atos 25:25-27). O apelo de Paulo a César já tinha sido formalmente concedida (Atos 25:12). O prisioneiro já não estava sob a jurisdição do governador.

Leia Atos 26:24-28. A que apelou Paulo em última instância? Qual deve ser sempre a nossa autoridade final em matéria de fé?