26.9.18

Paulo Chega a Roma, Finalmente

Quarta-feira, 26 de Setembro

Depois de três meses em Malta, Paulo e os seus companheiros puderam finalmente continuar a viagem (Atos 28:11). Eles chegaram a Putéoli (Atos 28:13), atualmente conhecida como Pozzuoli, na baía de Nápoles, de onde seguiriam por terra para Roma (veja Atos 28:11-16).

A notícia da aproximação de Paulo chegou rapidamente a Roma, e um grupo de cristãos decidiu viajar vários quilômetros ao sul para recebê-lo. Embora ele nunca tivesse estado em Roma, o apóstolo tinha muitos amigos na cidade: colaboradores, conversos, parentes e muitos outros que lhe eram extremamente queridos (Romanos 16:3-16). O encontro na Via Ápia deve ter sido particularmente comovente, acima de tudo por causa do naufrágio e do facto de que Paulo era agora um prisioneiro. Como resultado de tal demonstração de amor e cuidado por parte dos seus queridos amigos, o apóstolo agradeceu a Deus e sentiu-se profundamente animado, visto que estava prestes a enfrentar o julgamento perante o imperador.

No seu relatório oficial, Festo deve ter escrito que, de acordo com a lei romana, Paulo não era culpado de nenhum crime importante (Atos 25:26, 27; 26:31, 32). Isso provavelmente explica porque foi o apóstolo autorizado a alugar uma casa (Atos 28:30), em vez de ser enviado para uma prisão comum ou campo militar. Entretanto, de acordo com o costume romano, ele foi mantido acorrentado a um soldado. O facto de que Paulo custeou as próprias despesas implica que, de alguma forma, ele pôde trabalhar (Atos 18:3).

5. De acordo com Atos 28:17-22, o que fez Paulo assim que se estabeleceu?

Embora Paulo não pudesse ir à sinagoga, a sinagoga podia vir até ele. Portanto, logo após a sua chegada, e seguindo a política de ir primeiro aos judeus (Romanos 1:16), ele convocou os líderes judaicos locais para declarar a sua inocência e explicar, como o fizera anteriormente, que ele não tinha sido preso por nenhuma outra razão senão pela esperança de Israel (Atos 23:6; 24:15; 26:6-8). A sua intenção não era defender-se, mas criar uma atmosfera de confiança que lhe permitisse pregar o evangelho, mostrando como a ressurreição de Jesus era o cumprimento da antiga esperança de Israel. Surpresos por não terem recebido nenhuma informação de Jerusalém sobre Paulo, os judeus decidiram ouvi-lo.

Leia Atos 28:22. O que revela o texto sobre a hostilidade contra os cristãos ainda naquele momento? Como podemos permanecer fiéis mesmo quando outros falam contra a nossa fé?