21.9.18

Estudo adicional 21.9.18

Sexta-feira, 21 de Setembro

“Ao ouvir estas palavras, será que Agripa se recordou da história passada da sua família, e dos seus esforços infrutíferos contra Aquele sobre quem Paulo estava a pregar? Ele pensou no seu bisavô Herodes e no massacre das crianças inocentes de Belém? No seu tio-avô Antipas e no assassinato de João Batista? No seu próprio pai, Agripa I, e no martírio do apóstolo Tiago? Viu ele nos desastres que rapidamente sucederam a estes reis uma prova do desprazer de Deus em consequência dos crimes que cometeram contra os Seus servos?

“Será que o luxo e a exibição daquele dia fizeram com que Agripa se lembrasse da ocasião em que o seu próprio pai, um monarca mais poderoso que ele, esteve naquela mesma cidade, trajado de vestes brilhantes, enquanto o povo gritava que ele era um deus? Tinha ele se esquecido de como, mesmo antes de terem cessado as aclamações de admiração, a vingança, rápida e terrível, caíra sobre o vaidoso rei? Um pouco de tudo isto cruzou rapidamente a memória de Agripa, mas a sua vaidade foi adulada pela brilhante cena que estava diante dele, e o orgulho e a vaidade baniram todos os pensamentos mais nobres” Comentários de Ellen G. White em Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1186

Perguntas para discussão

1. Analise a decisão de Paulo de recorrer a César. Essa decisão foi correta (compare com Atos 25:25; 26:31, 32)? Até que ponto podemos tomar decisões para nos protegermos, em vez de confiar apenas nos cuidados de Deus? Quando tomamos decisões significa que não confiamos em Deus?

2. Leia a declaração de Paulo em Atos 26:19. O que revela ela sobre Paulo? Temos sido fiéis ao nosso chamado (1 Pedro 2:9, 10)?

3. Paulo tinha paixão por pessoas – não por números, mas por pessoas. Na sua audiência final em Cesareia, ele disse ao auditório que o desejo do seu coração era que todos fossem como ele; isto é, salvos pela graça de Deus (Atos 26:29). Ele não desejava a sua liberdade mais do que a salvação deles. O que aprendemos com o seu exemplo? Estamos dispostos a fazer sacrifícios pelo evangelho?

4. Agripa teve a oportunidade de ouvir o evangelho dos lábios de Paulo. No entanto, ele rejeitou-o. Como podemos evitar perder as oportunidades que aparecem diante de nós? De que maneira podemos ficar espiritualmente sintonizados com as realidades que nos rodeiam?