30.9.18

Criação e Queda

Lição 1 - 29 de Setembro a 05 de Outubro


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça.” Génesis 15:5, 6

LEITURAS DA SEMANA: Génesis 1:26, 27; 3:16-19; 11:1-9; 1 João 4:7, 8, 16; Gálatas 3:29; Deuteronómio 7:6-11

A história do povo de Deus começa com a criação do homem e a sua queda trágica no pecado. Toda a tentativa de compreender a natureza da unidade na igreja deve começar com o plano original de Deus na criação e, depois, com a necessidade de restauração após a queda.

Os primeiros capítulos da Bíblia revelam que o plano de Deus era que a humanidade continuasse a ser uma família. Infelizmente, essa unidade foi rompida após a tragédia do pecado. Com o pecado surgiram as raízes da desunião e da divisão e, em grande medida, as consequências terríveis da desobediência. Temos um indício dessa divisão na interação imediata entre Adão e Eva, quando Deus Se aproximou deles pela primeira vez depois de terem comido do fruto da árvore proibida (veja Génesis 3:11). Portanto, dentre todas as outras coisas a serem cumpridas pelo plano da salvação, a restauração dessa unidade original também é um objetivo fundamental.

Abraão, o pai do povo de Deus, tornou-se uma peça-chave no plano divino da salvação. Ele é descrito nas Escrituras como o grande exemplo de “justificação pela fé” (veja Romanos 4:1-5), o tipo de fé que une o povo de Deus uns com os outros e com o próprio Senhor. Deus trabalha através de pessoas para restaurar a unidade e fazer com que a Sua vontade seja conhecida pela humanidade perdida.